LOADING

Type to search

Share

Chanceleres dos Estados Unidos, Japão e Coréia do Sul estarão reunidos na próxima segunda-feira, dia 6 de dezembro de 2010, em Washington, para debater o ataque norte-coreano à Coréia do Sul ocorrido no “Mar Amarelo”, o qual já foi condenado pelo Congresso dos EUA.  Este assunto e a revelação de uma instalação de enriquecimento de urânio em terras norte-coreanas serão discutidos com o objetivo de trazer subsídios para a elaboração de uma política de segurança de curto prazo para a região.

Os norte-americanos descartaram à proposta chinesa de uma reunião emergencial envolvendo as duas Coréias, o Japão, a China, a Rússia e os Estados Unidos. Segundo Philip Crowley, secretário-adjunto de Estado norte-americano, o Governo de seu país não tem interesse em retomar o diálogo com a Coréia do Norte.

Sobre a questão, a China diz que manterá sua posição neutra, mas alerta que não tolerará quaisquer ameaças à sua soberania, referindo-se à presença militar estrangeira no “Mar Amarelo”.

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!