LOADING

Type to search

Rússia está alinhada com a “Comunidade Internacional”

Share

O governo da Rússia declarou que indenizará o Irã acerca do contrato para aquisição do mísseis S-300, cuja entrega foi cancelada, devido à concordância em cumprir a determinação das resoluções da “Quarta Rodada de Sanções” do “Conselho de Segurança” da “Organização das Nações Unidas” (ONU).

De acordo com declaração o governo, o valor total será restituído, embora a previsão seja para o próximo ano, uma vez que antes se deseja vender os mísseis para outro cliente. Em consonância com a atual política externa de restauração do status de coordenador do sistema internacional, o governo russo reforçou a cooperação técnico-militar com a Argélia, país com o qual já tem aliança e realiza atividade técnico-militar há décadas.

Alem disso, representantes do Estado russo estão no Brasil (dias 7 e 8 de outubro) para realizar rodada de reuniões com vistas a reforçar cooperação bilateral entre os dois países. Participam da sexta edição da “Comissão Intergovernamental Bilateral de Cooperação Econômica, Comercial, Política e Tecnológica”.

Antes da Comissão, houve em São Paulo (Brasil) um encontro de negócios organizado pelo “Conselho Empresarial Brasil-Rússia”, no qual teve a presença de 60 empresários russos e brasileiros interessados em realizar parcerias.

Analistas consideram que o governo russo está realizando política de estabelecer aproximações comerciais com os principais parceiros e mercados no cenário político, econômico e geopolítico mundial, criando condições para que suas ações e interesses sejam determinantes na condução das relações internacionais contemporâneas.

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.