LOADING

Type to search

Rússia estabelece estratégia para diversificação de parceiros e ampliação de mercado

Share

Após anunciar a visita aos EUA, nos dias 22 a 24 de junho de 2010, o Presidente da Rússia, Dimitri Medvedev, assinou acordos comerciais com a França, estabelecendo relações diplomáticas, políticas e econômicas com os franceses que foram definidas pelo presidente Nicolás Sarkozy (França), como “excelentes”, completadas pela declaração de Medvedev de que “Raramente na História, as relações entre Rússia e França foram tão ambiciosas, sem dificuldades e cheias de confiança recíproca”.

Com esta parceria os russos detêm a penetração política necessária na Europa para garantir-lhe equilíbrio e apoio no seio da “União Européia”, bem como o processo de expansão econômica compatível com seu planejamento estratégico, o qual é desejado pela comunidade internacional, pelo fato de a Rússia ser um dos atores fundamentais para a manutenção do equilíbrio do sistema internacional.

Analistas começam a apontar que o Estado russo está iniciando um processo de recuperação da postura de superpotência mundial.  Para tanto, objetivando o equilíbrio da finanças públicas, está realizando um saneamento do Estado (prevendo cortes de 20% do funcionalismo público, uma vez que dados estatísticos revelam que nos últimos 10 anos o crescimento do funcionalismo esteve na casa dos 80%) e está iniciando processo de captação de recursos, estipulando a de 48 bilhões de dólares.

Observadores estão declarando que a Rússia, como está afirmando o presidente Dimitri Medvedev, começa a adotar planejamento para estabelecer uma nova era em seu país. Os pontos que confirmam este processo começam a ficar visíveis com o estabelecimento  parcerias estratégicas fundamentais (caso da negociações com os EUA, desde 2009, e a França), acordos comerciais para abertura e conquista de mercado internacional, saneamento do Estado e processo de captação de recursos, desejando que parte significativa seja externo.

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!