LOADING

Type to search

Rússia intensifica aproximação com a OTAN e com EUA

Share

O presidente da Rússia, Dimitri Medvedev, está sendo festejado na Europa por sua decisão de participar do encontro entre líderes europeus e a Rússia, a ocorrer em Lisboa, nos dias 19 e 20 deste mês (novembro). Medvedev estará no dia 19 para encontro do “Conselho OTAN / Rússia”, em nível de chefes de Estado e de Governo, que ocorrerá paralelamente a “Cimeira da OTAN”, a “Organização do Tratado do Atlântico Norte”, dos dias 19 e 20.

O Medvedev afirmou no Japão, no dia 14, domingo, onde se encontrou com o presidente dos EUA, Barack Obama, que a reunião a ocorrer nesta semana será “uma melhoria das relações” entre Rússia e a OTAN. A organização foi criada para enfrentar a antiga “União das Repúblicas Socialistas Soviéticas” (URSS). Como esta não existe mais, começou a ser questionada a existência da Organização, havendo especulações de que sua manutenção estava voltada apenas para dar suporte à política externa dos EUA.

Os europeus desejam incorporar a Rússia num “sistema de defesa coletivo” que resolva os impasses. Da parte do Ocidente os russos estão sendo cortejados e os problemas envolvendo a segurança da região começam a ser percebidos como solucionáveis desde que os russos estejam envolvidos no processo.

Por essa razão, Medvedev pretende discutir com Barack Obama, presidente dos EUA, o “Sistema de Defesa Antimíssil” (SDA) norte-americano/europeu, pensando outros possíveis antagonistas, dentre eles o Irã, tendo como principal perspectiva o confronto ao terrorismo internacional, em especial os Estados que o apóiam. Nas palavras de Medvedev, o encontro de Lisboa será “Um dos acontecimentos mais importantes dos próximos tempos será o encontro de Lisboa, onde se realizará a cimeira da NATO”.

O Presidente estadunidense afirmou que tenciona realizar a ratificação do “Tratado de Desarmamento Nuclear START” com Moscou antes que assuma o próximo Congresso dos EUA, em janeiro de 2011. Obama afirmou: “Reiterei ao presidente Medvedev que quero ver o START ratificado durante o período que resta da legislatura em curso. É uma alta prioridade”. No dia 14, quando se reuniram, o Presidente russo conseguiu debater com Obama as negociações para a entrada da Rússia na “Organização Mundial do Comércio” (OMC), alem destas questões de segurança.

As negociações do Governo da Rússia estão sendo orientadas no sentido de concretizar a estratégia de modernização e recuperação do posicionamento do Estado como articulador e organizador do sistema internacional.
Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!