LOADING

Type to search

Rússia produzirá urânio dentro dos EUA

Share

A empresa ARMZ, pertencente ao conglomerado estatal russo de energia atômica Rosatom, adquiriu na “Bolsa de Toronto” a participação de 51% da empresa norte-americana “Uranium One”, que explora as minas em Wyoming. Acredita-se que, com essa aquisição, os russos controlarão próximo da metade da produção de urânio dos EUA.

O Acordo foi aceito em outubro de 2010, pelo “Comitê sobre Investimento Estrangeiro nos EUA” (CFIUS, em inglês), responsável pelo exame de empresas estrangeiras que atuam nos EUA e/ou adquirem companhias estadunidenses para atestar às implicações à “Segurança Nacional” do país.  Segundo Vadim Zhivov, diretor-geral da ARMZ, “Já se passaram 20 anos desde a ‘Guerra Fria’ e nenhum país será capaz de equacionar por si só os desafios energéticos do mundo”.

Espera-se que a ARMZ se torne a quarta maior produtora de urânio do mundo e quando aumentar a produção no Cazaquistão e nos EUA poderão se tornar a segunda colocada, ficando atrás da “Kazatomprom”, do Cazaquistão, prevendo-se que isto poderá ocorrer já em 2015. Os investimentos intensificarão ainda mais o processo de aproximação entre Rússia e EUA.

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.