LOADING

Type to search

Senado norte-americano apresentou sua proposta para a “lei do clima” no país

Share

Depois de meses de debates, o Senado norte-americano apresentou sua proposta de “Lei do Clima” no dia 12 de maio, no momento em que o país tenta evitar um desastre ambiental de grandes proporções pelo vazamento de petróleo iniciado no mês passado, no Golfo do México.

O projeto dos senadores John Kerry (democrata de Massachusetts) e Joe Lieberman (independente de Connecticut) estabelece o corte de 17% das emissões de CO2 para 2020 em comparação com os níveis de 2005 mediante a regulação da energia, da indústria e do transporte.

Finalmente podemos dizer ao mundo que os Estados Unidos estão prontos para assumir seu papel como líder mundial em energia limpa“, indicou o senador John Kerry. O projeto também prevê incentivos financeiros para o desenvolvimento de energia nuclear e tecnologia de carvão limpo.

O futuro da Lei no Senado ainda é incerto e o projeto precisará de apoio republicano para ser aprovado, por outro lado, em um comunicado divulgado pela “Casa Branca”, o Presidente Barack Obama manifestou seu apoio ao projeto e pediu que os senadores aprovem a Lei ainda este ano.

Obama afirmou que a nova legislação deverá colocar os Estados Unidos “no caminho de uma economia de energia limpa” e ao mesmo tempo “reduzirá a dependência de petróleo estrangeiro”.

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!