LOADING

Type to search

Seul encerra projetos com a “República Popular Democrática da Coréia” (RPDC)

Share

Desde o caso da tensão entre as duas coréias, um incidente decorrente do naufrágio de uma fragata militar sul-coreana, atingida por um torpedo norte-coreano, Seul iniciou a suspensão de vários projetos com a Coréia do Norte.

As cooperações financeira, comercial e no turismo foram encerradas e, com isso, o líder norte-coreano Kim Jong Li foi para a China buscar um novo parceiro em seus projetos. Enquanto nada se resolve, os norte-coreanos se preparam para uma economia ainda mais abalada após o recente comunicado do governo sul-coreano, congelando os fundos para o governo da RPDC.

Segundo o porta-voz do “Ministério de Reunificação da Coréia do Sul”, Chun Hae-Sung, sua entidade já solicitou aos diversos governos para suspenderem os projetos com Pyongyang. Em coletiva de imprensa realizada ontem, dia 17 de maio, na capital do país, devido as tensões vividas entre os dois lados, foram sugeridos a confisco e o congelamento de imobiliários na região da Montanha Kumgang. Os projetos humanitários permanecerão sem sofrer com sansões decorridas das tensões entre os dois governos.

Está sendo cogitado ainda o cancelamento das relações comerciais entre os dois países, o que afetaria diretamente na economia do lado norte da península coreana, pois grandes empresas sul-coreanas são responsáveis por boa parte da fonte de empregos e renda dos habitantes do norte.

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!