LOADING

Type to search

Share

Taiwan deverá receber até US$ 830 milhões da empresa francesa “Thales S.A.”, empresa que havia vendido 6 fragatas para a marinha taiwanesa no ano de 1991. A sentença foi oficializada pelo tribunal de arbitragem internacional em Paris, França, onde foi investigado que a empresa francesa havia efetuado o pagamento de comissões ilegais a terceiros.

O acordo entre a marinha taiwanesa e a empresa francesa foi da compra de 6 fragatas ROC Lafayette, obtidas da empresa “Thomson CSF”, que depois teve seu nome alterado para “Thales S.A.” e, supostamente, o valor das fragatas subiram para US$ 460 milhões, quase o dobro do valor original de contrato. Taiwan também reclama que houve pagamento de comissões a terceiros, algo proibido no contrato, contribuindo para a sua vitória no tribunal.

O Oficial da Marinha de Taiwan, Chih-chiang comemorou a vitória e encaminhou o relatório do caso para o presidente de Formosa, Ma Ying-jeou. A empresa francesa apenas disse que ira recorrer da decisão no tribunal, mas, até segunda ordem, a indenização deverá ser paga.

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.