LOADING

Type to search

Timor-Leste ainda não está preparado para o ASEAN, diz Horta

Share

Devido aos problemas legislativos internos do Timor Leste, o presidente José Ramos Horta disse que seu país ainda não está preparado para aderir à  “Associação de Nações do Sudeste Asiático”  (ANSA/ASEAN, sigla em ingles). O presidente timorense está em visita ao pavilhão do país na EXPOXANGAI, na China e em seus encontros com autoridades chinesas mencionou as dificuldades internas para aderir ao bloco asiático.

Embora politicamente, da parte da ASEAN, haja boa vontade de acolher Timor-Leste como 11º membro, no plano interno de preparação legislativa, de harmonização com a legislação da ASEAN, respeitante às matérias como a imigração e questões aduaneiras, semelhante às da adesão à UE e, por isso, um processo muito complexo, o Timor-Leste está muito atrasado e não acredito que em dois anos seja possível fazer o que não fizemos em três anos”.

Horta pretende agilizar o processo de harmonização legislativa em seu país e agradeceu ao apoio chinês na construção de infra-estruturas, bem como sua participação “amigável” em outros setores.

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.