LOADING

Type to search

Tribunal turco liberta três oficiais de alta patente, suspeitos de envolvimento em um plano para derrubar o governo

Share

Nesta última quinta-feira, dia 25 de fevereiro de 2010, poucas horas depois de uma reunião entre o Presidente, o Primeiro-Ministro e o Chefe do Estado-Maior da Turquia, um tribunal turco libertou três oficiais de alta patente, suspeitos de envolvimento em um complô para derrubar o governo do país.

De acordo com analistas, esta libertação poderá evitar um confronto direto entre o Governo e o Exército, que se considera o guardião da laicidade do regime. Ainda assim, os indícios de uma possível crise política continuam fortes, na medida em que as reações sobre o ocorrido são diversas e, até o momento, não há consenso entre as partes envolvidas.

Por um lado, o Exército afirma que há uma campanha de difamação contra a instituição e acusa o governo de conspirar para enfraquecer a Constituição laica. Por outro, diversos setores da sociedade turca apóiam a redução do poder do Exército e o reforço das autoridades civis, para que seja possível a adesão do país à União Européia.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.