LOADING

Type to search

União Européia apostará explicitamente nas relações bilaterais com países

Share

A Comissão Européia (Órgão executivo da União Européia) apresentará, no próximo dia 30 de setembro, a nova agenda para a América Latina, levando em consideração a evolução da situação econômica da região desde 2005, data da última publicação da agenda do Bloco para as relações bilaterais.

 

Até então, o principal foco das relações de cooperação da União Européia (UE) com a América Latina, esteve relacionado à coesão social. Agora, a prioridade será o desenvolvimento econômico.

O diretor-geral adjunto de Assuntos Exteriores da Comissão, Stefano Sannino, destacou que, devido à lentidão dos processos de integração em desenvolvimento na América Latina, a Comissão Européia apostará explicitamente nas relações bilaterais com os países que mantém ligações sólidas com a UE, referindo-se neste caso ao Brasil, México, Chile, Argentina, Peru, Colômbia, Costa Rica e Uruguai.

Logo após o lançamento da nova agenda, no próximo mês de outubro, será realizada em Estocolmo a Cúpula UE-Brasil, sendo a terceira reunião realizada dentro do acordo de Parceria Estratégica UE–Brasil, estabelecida em julho de 2007, em Lisboa.

Nesta Cúpula, será dada continuidade às discussões iniciadas na reunião do G-20, como a crise financeira, a mudança climática, a imigração, além da cooperação triangular, já que, nas palavras de Sannino, o Brasil  “não é só um parceiro estratégico, mas também é um ator global”, deixando claro que eles deverão investir cada vez mais no fortalecimento das relações com os brasileiros.

 

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!