LOADING

Type to search

União Européia busca reaproximação com MERCOSUL para concretizar acordos comerciais

Share

Com o início da gestão espanhola da União Européia estão sendo intensificados os contatos entre os europeus e a América Latina. Os focos momentâneos da visita que será realizada pela comissária européia para as Relações Externas, Benita Ferrero-Waldner, será a Argentina e Cuba.

 

Na Argentina a Comissária tratará de questões sobre o MERCOSUL para estimular as renegociações que estão sendo debatidas desde 1999 para estabelecer acordos comerciais se concretizem uma parceria entre os Blocos, uma vez que a União Européia já é o principal parceiro comercial do Bloco sul-americano. As questões que mais afetam são os problemas de subsídios agrícolas que os Europeus adotam, prejudicando as exportações do MERCOSUL. No caso sul-americano, os problemas estão centrados nas tarifas, que devem ser resolvidas entre os membros do MERCOSUL.

Em Cuba,  a representante da Europa objetiva restabelecer os contatos políticos e fazer parcerias em assuntos de tecnologia, educação, cultura, sem deixar de lado questões dos direitos humanos para poder estabelecer as formas de aproximação da União Européia com a Ilha, neste momento em que a abertura política e econômica do país se avizinha. 

As áreas que estão sendo informadas são: segurança alimentar, o comércio, o meio ambiente, a investigação tecnológica e a reconstrução de danos por furacões e outros desastres naturais.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.