LOADING

Type to search

União Européia e o Brasil celebrarão, hoje, a “Quarta Cúpula Bilateral”

Share

A “União Européia” (UE) e o Brasil celebrarão hoje, dia 14 de julho, a “Quarta Cúpula Bilateral”, em Brasília. A delegação européia estará liderada pelo presidente permanente do “Conselho Europeu”, Herman van Rompuy, e o presidente da “Comissão Européia”, José Manuel Durão Barroso. A delegação brasileira será liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O foco desta Cúpula será o recente reatamento das negociações para um acordo de livre-comércio entre a UE e o MERCOSUL. De acordo com informações publicadas pela “Agência EFE”, nas últimas semanas surgiram polêmicas devido a impedimentos ao comércio, impostos pela Argentina aos produtos agroalimentares, algo que motivou queixas do Bloco europeu. A UE indicou que as restrições impostas pela Argentina poderiam “afetar” as negociações entre a UE e o MERCOSUL.

Além disso, nesta Cúpula ocorrerá o lançamento de um “programa de trabalho” para a UE e o MERCOSUL impulsionarem a cooperação “triangular” em cenários como os países africanos de língua portuguesa (PALOP), Timor-Leste e Haiti.

A “Agência EFE” indicou que fontes da UE anunciaram que também “serão assinados dois acordos aéreos, um de caráter ‘horizontal’, que eliminará as restrições mútuas ligadas à nacionalidade das companhias aéreas, e outro técnico, que instaura o reconhecimento dos certificados em matéria de segurança aérea, tanto para a fabricação quanto para a manutenção de aeronaves”.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!