LOADING

Type to search

Visita do “Secretário-Geral da OEA” ao Haiti

Share

O Secretário-Geral da “Organização dos Estados Americanos” (OEA), José Miguel Insulza, visitará Porto Príncipe, no dia 26 de agosto, onde terminará sua “turnê” latino-americana. No marco desta visita, discutirá com as autoridades haitianas as questões relativas ao processo de reconstrução e a organização das próximas eleições.

Segundo um comunicado da Organização, publicado no dia 23 de agosto, o diplomata chileno debaterá [estas questões] com o Presidente Préval; com o Primeiro-Ministro, Jean Max Bellerive, e com a Ministra das Relações Exteriores, a Sra. Marie Michele Rey. O Secretário-Geral da OEA não planeja se encontrar com os dirigentes da oposição e com os grupos organizados da sociedade civil haitiana.

Antes de chegar ao Haiti, [Insulza] visitará a Costa Rica para conversar com a presidente Laura Chinchilla e passará pela Colômbia, para se encontrar com o novo Presidente do país, Juan Manuel Santos.Com a “Comunidade do Caribe” (CARICOM), a OEA coordena uma “Missão de Observação Eleitoral”, integrada por 193 observadores. Ela acompanhará os diferentes períodos das eleições presidenciais e legislativas haitianas, programadas para o dia 28 de novembro.

Esta Missão é muito criticada por muitos setores da população [haitiana], pela sua atitude passiva frente às atuações parciais e inconstitucionais do “Tribunal Eleitoral” a favor da candidatura do partido atualmente no poder.

ORIGINAL

POLÍTICA INTERNACIONAL – Visita del Secretario general de la OEA en Haití

El secretario General de la Organización de los Estados Americanos, Jose Miguel Insulza estará de visita en Puerto Príncipe, en 26 de agosto, donde terminará su gira latino americana. En el marco de esta visita, discutirá con las autoridades haitianas las cuestiones relativas al proceso de reconstrucción y la  organización de las próximas elecciones.

Según un comunicado  de la organización el lunes 23 de agosto, el diplomático chileno dialogará con el Presidente Préval, el Primer Ministro Jean Max Bellerive, y la Ministra de las Relaciones Exteriores, la Sra. Marie Michele Rey. El secretario general no planifica encontrar con dirigentes de la oposición y grupos organizados  de la sociedad civil.

Antes de llegar en Haití, el Secretario de la organización hemisférica visitara Costa Rica para hablar con la presidente  Laura Chinchilla y el sucesor de Manuel Uribe, el nuevo presidente Juan Manuel Santos.

Con la comunidad del Caribe (CARICOM), la OEA dirige una misión de observación electoral que está integrada por 193 observadores que acompañarán las diferentes etapas de las elecciones presidenciales y legislativas programas para el 28 noviembre. Esta misión es muy criticada por muchos sectores de la población por su actitud pasiva frente a las actuaciones parciales e inconstitucionales del tribunal electoral a favor de la candidatura del partido oficial.

Tags:
Jean Garry - Porto Príncipe (Haiti)

De nacionalidade haitiana, é formado em Marketing pela Universidad Interamericana de Santo Domingo, possui Pós-Graduação em Gestão de Projetos Sociais pela Universidad Autónoma de Santo Domingo e Mestrado em Economia pela Universidad Internacional de Andalucía (Espanha). É graduado no Curso de Gerenciamento Social do Instituto de Desenvolvimento Social (INDES) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington, e do curso Gestão Estratégica do Desenvolvimento Social e Regional da Comissão Econômica para América Latina (CEPAL) em Santiago do Chile. Tem experiência como Gerente de Marketing em diversas empresas privadas e trabalhou como consultor em Desenvolvimento Comunitário do Ministério de Obras Públicas do Haiti e em diversos projetos de desenvolvimento.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!