LOADING

Type to search

Irã realizará conferência sobre desarmamento nuclear

Share

O porta-voz do “Ministério das Relações Exteriores do Irã”, Ramin Mehman Parast, anunciou no dia 4 de abril, que o Irã realizará nos dias 17 e 18 de abril, próximos, em Teerã, uma “Conferência Internacional” sobre o desarmamento nuclear. O lema será: “A energia nuclear para todos, a arma nuclear para nniguém”.

A idéia é reunir autoridades governamentais de vários países, além de representantes de Instituições Internacionais e Organizações Não Governamentais para discutirem o tema e realizarem uma declaração conjunta. Segundo Parast, estão previstas a participação de personalidades de 60 a 70 países, além de Organismos, como a “Organização das Nações Unidas” (ONU).

A Conferência se realizará quatro dias após a “Cúpula Internacional” sobre segurança nuclear, que será celebrada em Washington, nos dias 12 e 13 de abril de 2010, visando discutir às medidas para impedir o terrorismo nuclear.

A tendência na Conferência de Teerã será usar dos resultados da Cúpula de Washington para responder ao que for acertado nesta Reunião. Analistas apontam que se tentará anular qualquer argumento acerca de terrorismo nuclear, com o argumento do direito de todos ao uso pacífico desta fonte de energia nuclear.

Um ponto que será usado em 17 e 18 de abril, em Teerã, é de que o Corão (Livro Sagrado dos Muçulmanos). Logo, o único fim possível para a energia nuclear nos países islâmicos é o pacífico. Será mais uma ação dos iranianos para ganhar tempo para a concretização de seu “Programa Nuclear”.

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.