LOADING

Type to search

“Porto Rico” discute sua posição dentro dos “Estados Unidos”

Share

Ontem, domingo, dia 18 de agosto, o Partido que governa o território de “Porto Rico”, o “Partido Popular Democrático de Porto Rico”, realizou o último dia da sua “Convenção Anual”. Ocorrida na capital do território, “San Juan”, além de debater os rumos do partido e temas internos à administração de “Porto Rico”, levou em conta o status do território dentro dos Estados Unidos[1].

Atualmente, o território é integrado à administração americana, em conjunto com as “Ilhas Mariana do Norte”, dentro do escopo do Commonwealth, ou “Comunidade”, em tradução livre. Este tipo de relacionamento com a administração continental americana permite-lhe ter uma administração interna livre, que não é subordinada às deliberações do “Congresso Americano”, embora dependa de Washington para outras decisões, tal como o estabelecimento de relações exteriores ou definição da cidadania americana para seus habitantes[2].

Desde 1967, foram realizados quatro plebiscitos emPorto Rico”, nos quais ou a maioria dos votantes escolheu a forma de Commonwealth para o território, ou rejeitou alguma proposta de independência ou anexação aosEstados Unidosna forma deEstado Federado[3]. A discussão deste ano poderá gerar uma nova rodada de conversas a respeito deste tema, mesmo que o último plebiscito tenha sido realizado em 2012.

——————————

ImagemPorto Rico discutiu suas relações com os EUA no último domingo” (Fonte):

http://www.enchantedlearning.com/usa/flags/puertorico/flagbig.GIF

——————————

Fontes consultadas:

[1] VerPuerto Rico to Renew Debate on Political Status”, em:

http://www.huffingtonpost.com/2013/08/17/puerto-rico-political-status_n_3773316.html?utm_hp_ref=politics

[2] O Departamento de Estado dos EUA têm uma lista de definições para as formas não-estaduais de associação com os EUA, incluindo o de commonwealth. Ver em:

http://www.state.gov/documents/organization/86756.pdf

[3] Os resultados dos plebiscitos estão disponíveis no website:

http://www.eleccionespuertorico.org 

Gustavo Blum - Colaborador Voluntário

Mestrando em Geografia pela Universidade Federal do Paraná, com Especialização de Gestão de Projetos pela FAE Business School e Internacionalista formado pelo Centro Universitário Curitiba. Tem experiências nas áreas acadêmica e institucional, em análise e criação de cenários políticos e econômicos, oportunidades e desafios públicos e privados. Atualmente, é responsável pela área de Relações Institucionais da Câmara Americana de Comércio para o Brasil em Curitiba (AMCHAM Brasil - Curitiba).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.