Apesar de comemorações, o ceticismo predomina entre as potências ocidentais e grupos rebeldes acerca do cessar-fogo anunciado pelo Governo sírio, que começou hoje, dia 26 de outubro, com previsão de durar até dia 29, segunda-feira.
De acordo com analistas, a fragilidade da proposta acertada está nas condições impostas por ambas as partes de que responderão a qualquer ação vinda do outro lado, levando todos à crença de que a trégua será minada durante estes quatro dias.
Da parte das potências ocidentais, em especial dos EUA, existe a esperança de que o período seja respeitado, pois poderá ser alavancado um período maior de paralisação do conflito, abrindo espaço para negociações, além de permitir neste momento o auxílio humanitário às populações afetadas dentro do país, a ser feito por equipes das “Nações Unidas” que estão esperando uma oportunidade para levar o material e o serviço necessário para este o trabalho de ajuda.
No entanto, de acordo com autoridades européias, norte-americanas e muitos dos opositores, o presidente Bashar Al-Assad não cumpriu até o momento nenhuma das promessas feitas, deixando o ceticismo generalizado como a única certeza para o os observadores internacionais.
Além disso, a proposta condicionada acaba levando em conta que a Oposição agirá de forma coordenada e se apresentará unificada, algo não real, pois há vários grupos opositores que atuam autonomamente e divergem entre si, tanto nas formas como deve ser combatido o Regime, como nas propostas de governo e liderança a ser adotada.
Ilustrativamente, um dos grupos opositores que combates com aramas o Governo, a “Frente Al Nusra” declarou, por intermédio do número dois em comando: “Entre nós e ele só há a espada”. Ou seja, deixou claro que não respeitará qualquer trégua proposta entre Assad e os demais opositores, levando a conclusão de que o Governo responderá sem condições de discriminar quem o está atacando. Por isso é alta a probabilidade de serem retomados os combates e encerrada a trégua.
————————————-
Imagem “Guerra Civil Síria” (Fonte Wikipédia):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_Civil_S%C3%ADria
————————————-
Fontes:
* Ver:
————————————-
Ver:
http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/onu-comemora-anuncio-de-tregua-temporaria-na-siria
Ver: