LOADING

Type to search

Presidente de Gana morre repentinamente e Vice assume

Share

Nesta terça-feira, 24 de julho, o presidente de Gana, John Atta Mills, no cargo desde 2009, morreu subitamente aos 68 anos. “É com o coração pesado que anunciamos a morte súbita e prematura do presidente da República de Gana”*, declarou a Presidência em um comunicado divulgado à mídia.

 

De acordo com informações de um assessor que pediu para não ser identificado, o presidente Mills adoeceu poucas horas antes de seu falecimento. Não foram apresentados detalhes sobre as causas da morte, mas rumores indicam que ele teria sofrido uma parada cardíaca fulminante. Horas após a sua “morte súbita”, o vice-presidente John Dramani Mahama prestou juramento como novo Presidente do país do oeste da África.

Casado com Lordina Mahama, com quem tem 7 filhos, John Dramani Mahana estudou psicologia em Gana e na Rússia e também é historiador e escritor. O novo Mandatário ganês estava no cargo de Vice-Presidente desde janeiro de 2009, sob o mandato de Atta Mills, permanecendo nesta função até este momento de assumir a Presidência. Além disso, foi “Ministro de Comunicação” entre 1998 e 2001.

Em um discurso no Parlamento após assumir o cargo, ele prometeu manter a estabilidade e homenageou o antecessor: “Quero que os ganenses tenham certeza de que está tudo bem. Iremos manter a paz, a unidade e a estabilidade pelas quais Gana é reconhecido”**, disse.

Analistas indicam que Mahama está agora à frente de um país politicamente estável em uma região turbulenta, a “África Ocidental”, e com uma economia em crescimento, características que o transformam em uma das potências do continente. O novo líder servirá como “Presidente Interino” até as “Eleições Presidenciais e Legislativas” de dezembro de 2012, seguindo o calendário previsto.

——————————————–

Fontes Consultadas: 

* Ver:

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2012/07/24/interna_mundo,313452/john-atta-mills-presidente-de-gana-morre-repentinamente-aos-68-anos.shtml

** Ver:

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2012/07/24/interna_mundo,313499/novo-presidente-de-gana-presta-juramento-apos-morte-de-antecessor.shtml

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta