LOADING

Type to search

Presidente polonês aconselha Governo ucraniano

Share

As negociações referentes ao “Acordo de Livre Comércio” e, posteriormente, a incorporação da Ucrânia à União Européiaforam interrompidas devido aos recentes acontecimentos envolvendo a condenação da ex-Primeira Ministra ucraniana, Yulia Tymoshenko. Para o presidente da Polônia, Bronislaw Komorowski, o futuro das negociações será decidido após as eleições parlamentares ucranianas de outubro, caso haja transparência, e do término do caso Tymoshenko.

 

De acordo com o Presidente polonês, seu país tem expressado que “a realização de eleições justas na Ucrânia, independentemente do seu resultado, deverá abrir o caminho para novas medidas com o objetivo de assinar e ratificar o acordo de associação entre a UE e a Ucrânia. (…) Os riscos são altos, tanto para a Ucrânia como para a Europa; muito pode ser ganho ou tudo pode ser perdido”*.

Após a prisão de Tymoshenko, líderes da “União Européia” criticaram fortemente o atual Governo do país. Recentemente, a pressão europeia intensificou-se após a “Comissão Eleitoral”, localizada na capital Kiev, ter rejeitado a candidatura da ex-Primeira Ministra nas próximas eleições parlamentares**.

Para o Presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich, “o caso de Yulia Tymoshenko é assunto interno da Ucrânia, mas, ao mesmo tempo, é um obstáculo sério e significativo sobre o caminho da Ucrânia se aproximar da UE”*.

————————–

Fontes:

* Ver:

http://www.guardian.co.uk/world/2012/sep/20/poland-warns-ukraine-eu-membership

** Ver:

http://jornal.ceiri.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3183:corte-europeia-de-direitos-humanos-julgara-caso-da-ex-primeira-ministra-da-ucrania&catid=94:notas-analiticas&Itemid=656

Tags:
Thiago Babo - Colaborador Voluntário

Mestrando em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (Usp); Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP). Colaborador do Núcleo de Análise da Conjuntura Internacional (NACI) e do Núcleo de Estudos de Política, História e Cultura (Polithicult). Experiência profissional como consultor de negócios internacionais. Atua nas áreas de Política Internacional, Integração Europeia, Negócios Internacionais e Segurança Internacional. No CEIRI NEWSPAPER é o Coordenador do Grupo Europa.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.