LOADING

Type to search

Presidente Putin é acusado de encobrir reformas da Previdência durante a Copa

Share

A Rússia abriu suas portas para o mundo e se colocou em papel de destaque internacional após a realização da Copa do Mundo 2018. Trata-se de um dos maiores eventos esportivos do mundo (atrás apenas dos Jogos Olímpicos), que exige poder de organização muito forte e demanda investimentos de alta monta.

Kylian Mbappé recebendo o prêmio de jogador revelação da Copa do Mundo 2018 de Emmanuel Macron

Especialistas defendem que sediar a Copa do Mundo é um recado de potência política e estabilidade econômica do país que recebe os jogos. Desde a candidatura para receber o torneio, Vladimir Putin, Presidente russo, agiu ativamente em prol desta campanha e acabou sendo elogiado por conseguir proporcionar esta experiência futebolística com tamanha qualidade.

Todavia, a euforia dos torcedores e os bons resultados da seleção russa dentro de campo não foram suficientes para surgirem declarações de meios de imprensa e de opositores sobre manobras da política interna. Logo após a memorável vitória dos anfitriões frente à Arábia Saudita por 5 a 0, o governo aprovou a primeira reforma da Previdência Social desde 1933, ampliando a idade mínima de aposentadoria de 60 para 65 anos aos homens, e de 55 para 63 anos às mulheres.

Soldados russos de guarda no aeroporto de Simferopol, Crimeia

A exemplo do que fora proposto no Brasil, a mudança seria feita gradativamente, com o aumento de 6 meses por ano para homens e mulheres, com previsão de término para 2028 e 2034, respectivamente. Tal medida impopular repercutiu negativamente perante a opinião pública, afetando o índice de popularidade do Presidente, que caiu de 78% para 64%, em apenas um mês de Copa. Pesquisa recente revelou que 92% dos russos se manifestaram contra a reforma da previdência.

Segundo observadores internacionais, não é a primeira vez que Putin utiliza da organização de um grande evento esportivo em seu país para tomar decisões polêmicas. Imediatamente depois dos Jogos Olímpicos de Inverno 2014, realizados em Sochi, a península da Crimeia foi anexada ao território russo. A fim de recuperar o índice de popularidade, o Kremlin terá que estudar uma outra estratégia para reduzir o déficit do fundo de pensão da Rússia que está, atualmente, em 3,1% do Produto Interno Bruto (PIB).

———————————————————————————————–

Fontes das Imagens:

Imagem 1 Vladimir Putin deu início ao Tour do Troféu da Copa do Mundo no estádio de Lujniki, em Moscou” (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d2/Vladimir_Putin_FIFA_World_Cup_Trophy_Tour_kick-off_ceremony.jpg

Imagem 2 “Kylian Mbappé recebendo o prêmio de jogador revelação da Copa do Mundo 2018 de Emmanuel Macron” (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/9a/Kylian_Mbapp%C3%A9_receives_the_best_young_player_award_at_the_2018_Football_World_Cup_Russia.jpg

Imagem 3 “Soldados russos de guarda no aeroporto de Simferopol, Crimeia” (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4e/VOA-Crimea-Simferopol-airport.jpg

Wilson Mencaroni - Colaborador Voluntário

Pós-graduado em Gestão de Negócios Internacionais pela Business School São Paulo (BSP), Bacharel em Relações Internacionais no Centro Universitário Fundação Santo André - Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas. Bolsista pelo CNPq em 2009 com o projeto de iniciação científica "A Soberania Nacional em face dos Tratados Bilaterais: A Questão do Tratado de Itaipu". Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Atitude e Ideologias Políticas, atuando principalmente nos seguintes temas: integração, direito, democracia, segurança e negociação internacional. Em sua carreira, conquistou o cargo de Gerente de Negócios Internacionais. Está em contato com o comércio exterior, aprofundando seu conhecimento e focando suas habilidades para os procedimentos de importação. Já participou de diversas feiras internacionais, representando sua empresa, tendo a função de estreitar o relacionamento com fornecedores, investidores e clientes estrangeiros, além de trabalhar a marca da empresa e conquistar distribuições em diferentes continentes.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!