LOADING

Type to search

Presidente Sul-Coreana nomeia novo Primeiro-Ministro

Share

No intuito de promover reformas profundas no país e corresponder à expectativa de mudanças em seu Gabinete após o desastre com a balsa Sewoul, em abril deste ano (2014),  a presidente sul-coreana Park Geun-Hye anunciou o ex-jornalista Moon Chang-keuk como novo Primeiro-Ministro[1].

Moon Chang-keuk, de 65 anos, foi apontado pelo porta-voz da Casa Azul como um ex-jornalista com fortes posicionamentos e convicções e que buscou, em seu exercício profissional, manifestar alternativas aos problemas do país com análises políticas bastante racionais[2]. Ele é natural de Chungcheong, província que nas eleições locais na semana passada elegeu quatro candidatos do partido da oposição Nova Aliança Política para a Democracia (NAPD)[3].

A nomeação do influente ex-jornalista ocorre num momento em que a presidente Park busca apoio e maior aprovação, após ter recebido críticas severas por conta da resposta de seu Governo à tragédia com a balsa Sewoul. O ex-primeiro ministro Chung Hong-won renunciou ao cargo logo após a tragédia. Park nomeou então Ahn Dai-hee, que construiu carreira na Suprema Corte coreana e possuía uma imagem integrada. Com o anúncio, diversas acusações sobre ganhos ilícitos de Ahn surgiram, o que o levou a desistir do cargo seis dias após sua nomeação[4]

—————————————————

Imagem Moon Chang-keuk, nomeado primeiro-ministro, em coletiva de imprensa no dia 10 de junho, em Seul” (FonteThe Wall Street Journal / Korea Realtime):

https://s.wsj.net/public/resources/images/BN-DE994_SKMOON_G_20140612043147.jpg

—————————————————

Fontes Consultadas:

[1] Ver:

http://www.dailytimes.com.pk/foreign/11-Jun-2014/s-korea-names-new-pm-spy-chief-after-ferry-disaster

[2] Ver:

http://www.dailytimes.com.pk/foreign/11-Jun-2014/s-korea-names-new-pm-spy-chief-after-ferry-disaster

[3] Ver:

http://english.yonhapnews.co.kr/national/2014/06/10/0301000000AEN20140610006300315.html

[4] Ver:

http://koreajoongangdaily.joins.com/news/article/Article.aspx?aid=2989856

Camila Vieira - Colaboradora Voluntária

Graduada em Relações Internacionais pelas Faculdades Metropolitanas Unidas, realizou intercâmbio na Universidade de Lodz e especialização em Administração na EAESP-FGV. Ampla experiência na área internacional obtida em consultoria estratégica, organização multilateral, entidade de classe, agência governamental e de notícias, sempre com foco na expansão de operações internacionais e de PMEs. No momento, atua em projetos de internacionalização e articulação institucional e prepara-se para iniciar Mestrado em Políticas Públicas.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!