LOADING

Type to search

Primeiro-Ministro da Espanha anuncia que toda sexta-feira haverá reformas

Share

Milhares de manifestantes protestaram neste domingo, 29 de abril, em toda a Espanha contra os cortes aos Orçamentos da Educação e da Saúde feitos pelo atual Governo espanhol.

Os manifestantes em Madri, Barcelona e Valência carregavam cartazes insistindo para que o Governo não “mexesse com a saúde e a educação”*. Os sindicatos que organizaram as manifestações informaram que os protestos devem continuar nos próximos meses para convencer os governantes de que o déficit no orçamento não deve ser combatido apenas por meio de cortes de gastos.

 

Enquanto ocorria as manifestações, o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, anunciou que a cada sexta-feira o “Conselho de Ministros” deve seguir aprovando reformas “mais positivas, necessárias e obrigatórias do que nunca”**, porém advertiu que essas ações podem demorar para mudar a grave situação do país.

Rajoy luta para fortalecer sua imagem e resgatar uma Espanha atingida pela crise econômica, problemas da Repsol na Argentina, escândalos de corrupção e a crescente debilidade da monarquia espanhola. Por outro lado, a população está gradualmente questionando se as medidas adotadas como os cortes de gastos em Saúde e Educação são ações conjunturais ou a raiz de um novo modelo que está sendo introduzido sem um debate social maior.

Sem perspectivas, em resposta as declarações do Primeiro-Ministro, os sindicatos continuarão a organizar manifestações, sendo a próxima no dia 1o de maio***.

—————————— 

Fontes Consultadas:

* Ver:

http://oglobo.globo.com/economia/espanhois-protestam-contra-cortes-na-educacao-na-saude-4768089

** Ver:

http://politica.elpais.com/politica/2012/04/29/actualidad/1335697082_925315.html

*** Ver:

http://politica.elpais.com/politica/2012/04/29/actualidad/1335689995_049194.html

 

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.