LOADING

Type to search

Principais compradores de Petróleo do Irã aderem às pressões

Share

Apesar de as autoridades iranianas considerarem que as pressões dos EUA foram um fracasso*, afirmando que os norte-americanos tiveram de se retratar perante alguns países e aceitar a manutenção das suas compras de petróleo do Irã, observadores apontam que os resultados estão contrários a Teerã.

A China, a “Coréia do Sul”, Taiwan e o Japão, principais compradores, reduziram suas aquisições** e a China, mais importante deles, (respondia por 20% das vendas iranianas) reduziu as importações pela metade e direcionou foco para Arábia Saudita*** (inimigo dos persas), que aumentou a produção e passou a vender a Beijing, compensando a perda do montante iraniano para os chineses e permitindo, por isso, que o plano de boicotes ainda possa ter sucesso, mesmo com as recentes políticas adotadas pelos EUA de deixar de fora das sanções o Japão e dez países da “União Européia”, além da complicada situação criada pela Índia de que manterá suas importações, sem reduzir o volume, pois as considera fundamentais para sua economia****.

Observadores apontam que a economia iraniana está em queda constante e os riscos de uma crise política interna aumentam, principalmente diante do quadro de grandes divergências entre os conservadores, com oposição cada vez mais intensa entre os grupos do atual presidente, Mahmoud Ahmadinejad, e o do Líder Supremo, Ali Khamenei. Tal cenário poderá ser a alternativa à guerra que os analistas apostam que ocorrerá em futuro breve se  o Governo do Irã não recuar em seu “Programa Nuclear”.

——————————-

Fontes:

*Ver:

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1119085  

** Ver:

http://exame.abril.com.br/economia/politica/noticias/coreia-taiwan-e-africa-do-sul-cortam-importacoes-de-petroleo-do-ira-5

*** Ver:

http://veja.abril.com.br/noticia/economia/importacao-chinesa-de-petroleo-do-ira-cai-arabia-tem-recorde–2

**** Ver:

http://novosite.onip.org.br/noticias/sintese/india-vai-continuar-a-comprar-petroleo-do-ira/

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.