LOADING

Type to search

Projetos de desenvolvimento inativos na Dinamarca

Share

Em 2015, o governo dinamarquês anunciou uma série de projetos de desenvolvimento com o propósito de incentivar o crescimento e a geração de empregos ao longo da costa do país. Todavia os empreendimentos não saíram da prancheta, pois 8 dos 10 projetos divulgados encontraram dificuldades com licenças, enquanto os outros 2 sequer tiveram início e estão completamente paralisados.

Localização de Svendborg na Dinamarca

A permissão para construções não é a única razão para o encalhamento dos projetos, já que os investidores do setor turístico possuem baixo aporte financeiro para viabilizar as obras. O jornal Copenhaguen Post trouxe uma avaliação sobre o assunto, feita pela professora de Turismo da Universidade do Sul da Dinamarca, Anne-Mette Hjalager: “A maioria desses projetos simplesmente não tem um ‘business case’ [‘plano de negócios’]. Em outras palavras, é extremamente incerto se eles podem pagar. Isso significa que os investidores estão relutantes em aportar dinheiro porque também podem descobrir que isso não é viável” (Em tradução livre).

Outro motivo que esquentou mais os ânimos foi a pressão da sociedade civil local contra os projetos. A descaracterização da flora local é vista como um fator negativo para os moradores da região costeira. O referido jornal apresentou a oposição da cidade de Svendborg, na região central da Dinamarca, onde 4.700 assinaturas foram recolhidas, em 2016, dificultando o apoio financeiro do município ao empreendimento.

Os analistas observam que há falha estratégica na elaboração dos projetos os quais poderiam ter sido melhor planejados entre os setores envolvidos. A ideia de desenvolver o turismo na costa dinamarquesa não é vista como ruim, todavia os observadores apontam ser preciso respeito e articulação junto as populações locais, muitas das quais já criaram laços com o ambiente ao redor.

———————————————————————————————–

Fontes das Imagens:

Imagem 1 Mapa da Dinamarca” (Fonte):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Denmarkmap.png

Imagem 2 Localização de Svendborg na Dinamarca” (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/5f/Map_DK_Svendborg.PNG

Bruno Veillard - Colaborador Voluntário Júnior

Mestre em Sociologia Política (2018) e Bacharel em Relações Internacionais (2014) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ vinculado a Universidade Cândido Mendes. Atualmente incorpora o quadro do CEIRI Newspaper, onde atua na qualidade de colaborador voluntário na produção de notas analíticas e conjunturais na área de política internacional europeia com ênfase nos Estados Nórdico-Bálticos e Rússia.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!