LOADING

Type to search

Proposta de livre-comércio entre Sérvia e União Econômica Eurasiana será protocolada

Share

Em 1º de junho, logo após o anúncio das intenções da União Econômica Eurasiana (UEE) em firmar um Acordo de Livre-Comércio com o país, o ministro do Comércio, Turismo e Telecomunicações da Sérvia, Rasim Ljalic, afirmou que esperava as negociações, mas as trataria com cautela.

Atualmente, membros da União Econômica Eurasiana – Belarus, Cazaquistão, a Federação Russa, Armênia e Quirguistão – têm, separadamente, Acordos de Livre-Comércio com a Sérvia (com exceção dos dois últimos). A intenção da UEE em formalizar uma parceria institucional se daria com moldes similares aos acordos formados com o Vietnã e a negociação com Israel.

A Sérvia se encontra em um momento em que as negociações de entrada na União Europeia estão estancadas. As aspirações que o país tem de entrar no grande bloco europeu ficam à mercê dos futuros rumos que a UE terá, após a votação no Reino Unido sobre a sua saída da União Europeia (Brexit). A política de alargamento, a qual países como Turquia, Macedônia, Albânia, Kosovo, Sérvia e Bósnia-Herzegovina se encaixariam, poderia estar por vias de estagnação, levando em consideração a possível saída britânica.

Movimentos de associação com blocos, em que a Rússia é o maior player, poderiam, além do fator do Brexit, agravar a situação sérvia com a sua possível entrada no Bloco Europeu. Por uma outra via, a Albânia também propôs uma Zona de Livre-Comércio dos Bálcãs, com proposta a ser oficializada nos próximos meses.

———————————————————————————————–                    

Imagem (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/37/Flag_of_the_Eurasian_Economic_Union.svg/700px-Flag_of_the_Eurasian_Economic_Union.svg.png

Matheus Felten Fröhlich - Colaborador Voluntário Júnior

Mestrando em Ciências Sociais pela PUC-RS. Bacharel em Relações Internacionais (2014), pelo Centro Universitário Univates de Lajeado - RS, realizou estudos em Segurança Internacional na Högskolan i Halmstad em Halmstad, Suécia (2013). Áreas de interesse em pesquisa são em Política Internacional, Segurança Internacional, Península Balcânica e etnias nas Relações Internacionais.'

  • 1

Deixe uma resposta