LOADING

Type to search

Putin afirma que alegações contra Assad são frutos de provocações

Share

Neste sábado (em 31 de agosto), durante uma viagem a cidade de Vladivostok, o presidente russo Vladimir Putin fez um pronunciamento afirmando que as alegações norte-americanas de que o governo sírio utilizou armas químicas são fruto de provocações das contrapartes envolvidas diretamente na crise síria, as quais querem “arrastar” países para o conflito, visando, assim, ganhar apoio de Estados expressivos como o “Estados Unidos[1].

Fazendo uma solicitação direta, Putin comentou que se o “Estados Unidos” possui provas de que as forças governamentais sírias utilizaram armas de destruição em massa, então que as torne públicas, da mesma forma que as disponibilize aos inspetores responsáveis pela observação no local e também que as apresente ao “Conselho de Segurança das Nações Unidas” (CSNU)[2].

Esse posicionamento de Putin, em dizer que “as alegações americanas são fruto da provocação dos rebeldes” está sendo visto por alguns analistas como uma clara neutralidade perante os acontecimentos até então.

Tal pronunciamento vai de encontro ao que muitos observadores esperavam, que era uma acusação de apoio direto aos rebeldes, por isso, aumenta a possibilidade de que a proposta de ataque possa se efetivar sem maiores obstáculos, desde que haja uma negociação entre Rússia e os EUA, pois Putin retirou dos norte-americanos o peso do problema e os colocou no contexto das artimanhas dos opositores.

—————————

[1] Ver:

http://www.youtube.com/watch?v=em1YfYZd1EY

[2] Ver:

http://en.rian.ru/russia/20130831/183078780.html

Enhanced by Zemanta
Tags:
Daniel Costa Sampaio - Colaborador Voluntário Júnior

Pósgraduado em Ciência Política (IUPERJ) e Bacharel em Relações Internacionais (UCAM). Experiência profissional em Representação Comercial e atualmente Gerente de Projetos e Novos Negócios na Prefeitura do Rio de Janeiro. No CEIRI Newspaper escreve no grupo Europa desde março de 2013, em que desenvolve publicações com ênfase na Política Externa Russa.

  • 1

You Might also Like

Deixe uma resposta