LOADING

Type to search

Putin afirma que indústria da defesa é auto suficiente

Share

Em meio as sanções anunciadas pelo Estados Unidos e, mais recentemente, pelo Japão[1], o presidente russo Vladimir Putin declarou que a Indústria de Defesa de seu país é autossuficiente [2] e, se vier a ter dificuldades, estas serão benéficas, pois trará desenvolvimento industrial onde não havia. Em 2013, a Rússia se manteve como a segunda maior exportadora da indústria de defesa do mundo[3], tendo um portfólio de produtos e serviços em diversos segmentos bélicos e tecnológicos, tal qual se dá com o primeiro colocado no mercado, que são os Estados Unidos.

Diante esse quadro, as sanções apresentadas contra Rússia até então surgem em um momento no qual o país tem se preparado para projetar seus mais variados negócios, e não apenas os do setor de Defesa, com vários parceiros estrangeiros, o que, para alguns analistas, o ocorrido na Ucrânia vem sendo usado como pretexto para frear o desenvolvimento de negócios russos no Ocidente, não deixando alternativa à Federação Russa a não ser explorar mercados regionais.

Isso é algo que esses analistas consideram como uma grande perda aos países ocidentais, pois dois dos mercados que a Rússia está sendo obrigada a ter que intensificar suas negociações são o chinêse o indiano, que, juntos, somam cerca de 2, 5 bilhões de habitantes e, por isso, poderá vir a se estabelecer de forma sólida[4].

Contudo, mesmo com os esforços de Putin em acalmar os investidores e compradores dos serviços e produtos russos da área de Defesa, especialistas observam que esse segmento de mercado não será o garantidor de sua estabilidade econômica em meio à perda de investimentos externos, pois eles também apontam para os esforços concorrentes dos demais líderes regionais em promover ações visando levar investidores e empresas para suas respectivas regiões, sendo estes os casos principalmente dos países asiáticos[5].

—————————————————————————

Imagem (Fonte):

http://topwar.ru/52365-oboronnaya-promyshlennost-na-postsovetskom-prostranstve-chast-i.html

—————————————————————————

Fontes consultadas:

[1] VerJapan Says Will Release Sanction List of Russian Citizens and Companies Soon”(Publicado em 28/07/2014):

http://en.ria.ru/politics/20140728/191400775/Japan-Says-Will-Release-Sanction-List-of-Russian-Citizens-and.html

[2] VerPutin Says Russia’s Defense Industry Absolutely Self-Sufficient, Safe From Political Risk” (Publicado em 28/01/2014):

http://en.ria.ru/russia/20140728/191399561/Putin-Says-Russias-Defense-Industry-Absolutely-Self-Sufficient.html

[3] VerSIPRI Yearbook 2013, Cap. 5 – International arms transfers”:

http://www.sipri.org/yearbook/2013/05

[4] VerCountries and Areas Ranked by Population, 2014”:

http://www.census.gov/population/international/data/countryrank/rank.php

[5] VerDelegação russa na China convida indústrias chinesas para se instalarem na Rússia” (Publicado em 11/07/2014): 

http://jornal.ceiri.com.br/delegacao-russa-na-china-convida-industrias-chinesas-para-se-instalarem-na-russia/

Daniel Costa Sampaio - Colaborador Voluntário Júnior

Pósgraduado em Ciência Política (IUPERJ) e Bacharel em Relações Internacionais (UCAM). Experiência profissional em Representação Comercial e atualmente Gerente de Projetos e Novos Negócios na Prefeitura do Rio de Janeiro. No CEIRI Newspaper escreve no grupo Europa desde março de 2013, em que desenvolve publicações com ênfase na Política Externa Russa.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!