LOADING

Type to search

Share

O primeiro-ministro russo, Wladimir Putin, encontrou-se nesta semana com o premiê chinês, Wen Jiabao, em Beijing, capital da China. No encontro, que foi o décimo sexto ocorrido entre Primeiros-Ministros de ambos os países, discutiram-se as relações sino-russas nos temas econômicos e políticos.

 

Nestes últimos meses, chineses e russos estiveram juntos em decisões importantes, como no veto às Sanções contra a Síria no “Conselho de Segurança das Nações Unidas” (CS da ONU), e pretendem manter suas relações fortalecidas para assuntos bilaterais e globais. Para Putin, ambos os países mantêm suas relações políticas e culturais avançadas e agora o trabalho será na cooperação em temas estratégicos e econômicos.

A visita da autoridade russa teve como um dos principais temas os investimentos nos campos energéticos, como de petróleo e gás. Ressalte-se que, de acordo com Wen Jiabao, “Os dois lados devem implementar os grandes projetos que acordaram, enquanto vão acomodando as preocupações uns dos outros, do ponto de vista estratégico e de uma perspectiva de longo prazo”*.

Espera-se, grandes Acordos de investimentos nestes setores, pois a Rússia também é um país que detém grande potencial na área. Em 2009, a gigante de gás e petróleo russa, Gazprom, e a “China National Petroleum Company”, acertaram um Acordo que previa o envio de até 70 bilhões de metros cúbicos de gás russo para a China e este é um dos feitos que se espera repetir.

Deve-se ressaltar ainda que, desde 1996, os dois países mantém este tipo de encontro focado em discutir suas relações em prol do desenvolvimento mútuo.

—————

Fontes:

* Ver: “Global Times

http://www.globaltimes.cn/NEWS/tabid/99/ID/678945/Gas-deal-with-China-near-final-stage-Putin.aspx

Ver também: “Xinhua

http://spanish.news.cn/china/2011-10/11/c_131185487.htm

Ver também: “CRI

http://portuguese.cri.cn/561/2011/10/11/1s141068.htm

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!