LOADING

Type to search

Rafael Correa ordena fechamento de embaixadas equatorianas pelo mundo

Share

O presidente do Equador, Rafael  Correa, anunciou  no domingo passado, dia 18 de agosto, que serão fechadas nove embaixadas do país pelo mundo, devido a reformas que estão sendo feitas nos seus serviços externos. O objetivo, conforme declarado, é economizar recursos e concentrá-los em setores e atividades que propiciem uma melhor atuação governamental na política externa equatoriana.

Segundo foi anunciado, deseja-se fazer alterações em consulados e melhorar o sistema de atendimento eletrônico, razão pela qual são necessários mais recursos, no entanto, o Presidente anunciou que parte das embaixadas serão fechadas por exigência de tratamento adequado por parte dos países onde elas estavam fixadas. Nesse sentido, daria uma resposta adequada e conseguiria o montante necessário para destinar ao processo de modernização dos serviços.

Afirmou Correa: “Temos 49 embaixadas no mundo, mas 11 desses países não têm reciprocidade com o Equador, não têm embaixadas aqui. (…). Haverá uma redução considerável de gastos e uma poupança para o país[1]. No entanto, deixou claro que algumas dessas embaixadas terão de ser mantidas, mesmo sem a reciprocidade exigida, por necessidades estratégicas, como é o caso da Índia[1].

Dentre os países de onde serão retiradas as representações estão: “África do Sul”, Austrália, Áustria, Bélgica, Holanda, Malásia e Portugal. Analistas ainda questionam se as razões para a decisão se resumem a questões de economia de recursos ou se há motivação política e ideológica subjacente a ela.                           

————————

Fontes consultadas:

[1] Ver:

http://www.acorianooriental.pt/noticia/equador-anuncia-fecho-de-embaixadas-em-nove-paises?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+V-AO-Ultimas+(AO+-+Ultimas+-+Vodafone 

Ver também:

http://economico.sapo.pt/noticias/equador-fecha-embaixada-em-portugal-por-falta-de-reciprocidade_175549.html 

Ver também:

http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/internacional/2013/7/33/Autoridades-encerram-embaixadas-nove-paises,642ca9e2-28b6-41f8-89b1-01089a084b10.html

Enhanced by Zemanta
Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!