LOADING

Type to search

[:pt]Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR) foram os temas-foco da 18ª Feira de Alta Tecnologia da China – CHTF2016[:]

Share

[:pt]

Terminou dia 21 de novembro a 18ª Feira de Alta Tecnologia da China (CHTF2016). Com o tema “Impulsionado pela Inovação, Orientado para a Qualidade”, a exposição de mais de 10 mil itens inovadores de todo o mundo foi realizada no Centro de Exposições e Convenções de Shenzhen, com ênfase em produtos de Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR).

24102016_122508__estande-interacaoInteressante notar que na exposição Rio Oil & Gas 2016, realizada no final de outubro no Rio de Janeiro (Brasil), um evento da indústria do petróleo*, o estande que mais chamou a atenção e formou filas foi o da Shell, justamente porque os visitantes puderam interagir com simuladores, assistir a uma operação offshore no fundo do mar com óculos de realidade virtual, ver de perto um barco movido à energia solar e fazer uma viagem 3D à maior instalação flutuante de Gás Natural Liquefeito de Petróleo (GLP).

No artigo “‘Internet+’, o Programa de Digitalização da Economia Chinesa”, de 22 de julho, foi alertado para tendência de a China produzir impressoras 3D em massa. O tempo dirá se o gigante asiático apostará em softwares e hardwares de produção a longa distância, com energia e plástico (petróleo) consumidos no local da produção, por meio de impressoras 3D, ou em tecnologia-de-ponta de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR).

———————————————————————————————–                    

* Que este ano ocupou apenas 2 dos 5 pavilhões, provavelmente por causa da crise.

———————————————————————————————–                    

Imagem 1Militar estadunidense com óculos de RV para simulação de salto de paraquedas” (Fonte):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade_virtual#/media/File:VR-Helm.jpg

Imagem 2Estande da SHELL na Rio Oil & Gas 2016 Expo And Conference” (Fonte):

http://www.riooilgas.com.br/

[:]

Marcelo de Montalvão - Colaborador Voluntário

Graduado em Direito (2000) pela Universidade da Amazônia, é diretor da Montax – Inteligência & Investigações e autor de Inteligência & Indústria – Espionagem e Contraespionagem Corporativa. Pesquisa Marketing de serviços, Guerra Econômica, Economia Política e áreas afins. Como Advogado criminalista, tem foco em ações antilavagem de dinheiro para Recuperação de ativos desviados de fraudes.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!