LOADING

Type to search

Recentes atividades do Estado Islâmico levam líderes dos países balcânicos a estado de alerta

Share

Em meio a uma tumultuada semana para os croatas – com o 20º aniversário da vitória da Operação Storm, quando, em agosto de 1995, expulsaram as forças sérvias de suas terras[1] – a Presidente da Croácia, Kolinda Grabar Kitarovic, teve de lidar com o lançamento de um vídeo, contendo cenas da captura de um refém croata por militantes do Estado Islâmico (EI) no Egito[2]Tomislav Salopek, 31 anos, funcionário de uma empresa francesa de geociência, foi sequestrado pelo EI no dia 22 de julho. Conforme o Ministério das Relações Exteriores da Croácia, “foi sequestrado enquanto dirigia, por militantes da ramificação egípcia do EI” (tradução livre) [3].

Investigações pelo lado da Macedônia levaram a Polícia de Skopje a encarcerar nove suspeitos de militarem pela organização terrorista. Os implicados, todos cidadãos do país, têm variadas origem étnicas[4] e são acusados de cooptar cidadãos macedônios para se juntarem às tropas na Síria. O Ministro do Interior, Mitko Cavkov, admite que “o fato de que existam indivíduos e grupos que participaram ou são pessoas que retornaram das batalhas no Oriente Médio, são indicadores de que ataques dentro do território da Macedônia são possíveis” (tradução livre) [4].

No início de julho deste ano (2015), um vídeo postado no You Tube, nomeado de “Put hilafa”, que em bósnio significa “Caminho para o Califado”, retrata grande parte do território sérvio e parte da BósniaHerzegovina. O vídeo, que já foi removido do site, convocava militantes da Bósnia, Croácia, Albânia, Kosovo, Montenegro e Macedônia para implementar a “lei islâmica, assim, a democracia seria destruída e a sharia implantada” (tradução livre)[5]. Estima-se que, aproximadamente, 600 combatentes do EI são originários dos países balcânicos, de acordo com recente estudo feito por think tanks estadunidenses[5].

———————————————————————————————-

Imagem (Fonte):
https://www.balkaninsight.com/en/file/show//Images/Images.New/IS,%20Croatia-2.jpg

———————————————————————————————-

Fontes Consultadas:

[1] Ver:
http://www.balkaninsight.com/en/article/operation-storm-anniversary-shows-bosnia-s-ethnic-divisions-08-05-2015

[2]Ver:
http://www.balkaninsight.com/en/article/time-running-out-for-croatian-hostage-taken-by-isis-08-07-2015

[3]Ver:
http://www.newsweek.com/tomislav-salopek-islamic-state-hostage-egypt-360210

[4]Ver:
http://www.balkaninsight.com/en/article/macedonia-arrests-nine-isis-suspects-08-07-2015

[5]Ver:
http://www.balkaninsight.com/en/article/new-isis-threats-to-balkan-countries

Matheus Felten Fröhlich - Colaborador Voluntário Júnior

Mestrando em Ciências Sociais pela PUC-RS. Bacharel em Relações Internacionais (2014), pelo Centro Universitário Univates de Lajeado - RS, realizou estudos em Segurança Internacional na Högskolan i Halmstad em Halmstad, Suécia (2013). Áreas de interesse em pesquisa são em Política Internacional, Segurança Internacional, Península Balcânica e etnias nas Relações Internacionais.'

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.