LOADING

Type to search

Reforma da União Européia foi aprovada

Share

O presidente da República Checa, Vaclav Klaus, anunciou nesta terça-feira, 3 de novembro, que ratificou  o Tratado de Lisboa após a Corte Constitucional do país ter validado o tratado, abrindo o caminho para a assinatura de Klaus.

 

Anuncio que assinei o Tratado de Lisboa hoje, às 15h. Contava com esta decisão da Corte Constitucional e a respeito, apesar de desaprová-la fundamentalmente. Com a entrada em vigor do Tratado de Lisboa, a República Checa deixa de ser um Estado soberano“, afirmou Klaus em entrevista transmitida pela TV.

Klaus bloqueava há meses a ratificação do Tratado, já que a República Checa era o único país entre os 27 membros da União Européia que ainda no havia aprovado o documento. Com a assinatura de Klaus, acaba o último obstáculo para a entrada em vigor do Tratado.

Segundo informações do Presidente da Comissão Européia, o português José Manuel Durão Barroso, com a assinatura do Presidente Checo confirmada, o Tratado de Lisboa pode entrar em vigor entre dezembro deste ano e janeiro de 2010.

Neste momento, na União Européia, as atenções estão voltadas a nomeação do Presidente da União Européia (cargo criado pelo Tratado de Lisboa). Ainda não está claro quem serão os candidatos a este cargo; analisando os últimos acontecimentos, pode-se afirmar que isso se deve pelo fato da República Checa demorar em assinar o acordo. Desta forma, ficou explícito o receio dos líderes europeus em oficializar as candidaturas antes da aprovação final do Tratado, evitando desgastes como ocorreu com Tony Blair, que há poucos meses era considerado favorito para assumir o cargo e atualmente encontra dificuldades para conseguir apoio.

Nos próximos dias, deverão ser anunciados os candidatos oficiais para o cargo de Presidente da União Européia.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!