LOADING

Type to search

Share

Desde o dia 26 de janeiro de 2011, a Síria está em guerra civil, contrapondo grupos opositores e o Governo liderado pelo presidente Bashar al-Assad, que está no poder desde o ano 2000, seguindo uma linhagem que teve seu pai, Hafez al-Assad, governando os sírios por 30 anos (1971 – 2000).

Até o momento, saíram do país 2,5 milhões de cidadãos, segundo dados apresentados pelo “Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados” (ACNUR), sendo os principais destinos desses refugiados o Líbano, a Turquia e a Jordânia. Entretanto, alguns deles atravessam o Líbano, a Jordânia, o Egito, a Líbia, a Tunísia, o Marrocos e a Argélia até chegar ao território europeu de forma clandestina.

Na Europa, os refugiados tem enfrentado dificuldades para se estabelecerem diante da postura dos europeus quanto a socorrer as vítimas da guerra. Inclusive a França, país com reputação de “Terra de Asilo”, que só acolheu 1,7 mil refugiados, enquanto que, no Líbano, o montante já ultrapassa a marca de 1 milhão pessoas.

Nesta semana, o Governo uruguaio afirmou ter possibilidade de receber refugiados da Síria, principalmente mães e crianças órfãs. Segundo Luis Almagro, “Ministro das Relações Exteriores do Uruguai, após uma visita ao “Oriente Médio”, o seu Governo estudou a possibilidade de receber os sírios como forma de ajuda. Até o momento, o Ministro afirmou que o país receberá entre 50 e 70 pessoas.

Apesar de ser um número pequeno, é um destino diferente dos alcançados pelos refugiados até então e uma alternativa para acomodar pessoas que tem passado por dificuldades para se legalizar como refugiados nos países em que chegaram até o momento.

——————–

Imagem (Fonte):

http://www.portugues.rfi.fr/sites/portugues.filesrfi/imagecache/rfi_43_large/sites/images.rfi.fr/files/aef_image/2013-02-19T040356Z_1683268411_GM1E92J0NRY01_RTRMADP_3_JORDAN.JPG

——————–

Fontes consultadas:

Ver:

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,europa-limita-asilo-a-refugiados-sirios,1159046,0.htm

Ver:

http://extra.globo.com/noticias/mundo/uruguai-considera-possibilidade-de-receber-refugiados-da-siria-12339294.html

Ver:

http://oglobo.globo.com/mundo/refugiados-da-siria-na-turquia-chegam-quase-um-milhao-12261741

Lais Sardinha Sarmento - Colaboradora Voluntária

Advogada, formada pela Universidade Candido Mendes . Atualmente realiza Pós-Graduação Latto Sensu em Política Internacional. Atuou em escritórios de advocacia no ramo cível e empresa na área de energia.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!