LOADING

Type to search

Share

O Brasil e a “Associação das Nações do Sudeste Asiático” (ASEAN) assinaram um “Tratado de Amizade e Cooperação”. Durante um dos encontros entre as nações membros, na cidade de Bali, o ministro das “Relações Exteriores do Brasil”, Antônio Patriota, assinou o Acordo. Com isso, o Brasil passa a ser o primeiro país latino-americano a aderir a ASEAN.

 

Com o Tratado, o país passará a ter maior acesso ao mercado da Ásia, participando deste mecanismo de integração regional, no qual estão dez países com um “Produto Interno Bruto” (PIB) de 1,8 trilhão de dólares norte-americanos.

Paralelamente, Patriota esteve em um encontro empresarial Brasil-Asean para criar oportunidades de negócios e encontrou-se bilateralmente com autoridades indonésias, tratando de assuntos relacionados às relações comerciais, visando aumentar as exportações brasileiras para a Indonésia, o quarto país mais populoso do mundo e a maior economia da Asean.

Acordo entre brasileiros e asiáticos é fundamental para consolidar a maior participação de brasileiros na região no campo político e no comércio. No ano de 2010, estas relações atingiram 13,3 bilhões de dólares.

————–

Fonte:

Ver “Agência Brasil citada pelo Correio 24 horas”:

http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/brasil-e-primeiro-latino-americano-integrado-ao-grupo-de-dez-paises-do-sudeste-da-asia/

Ver “Agência Lusa” (Portugal) citada pelo “Notícias Sapo” (Portugal)

http://sicnoticias.sapo.pt/Lusa/2011/11/16/brasilsia-chefe-da-diplomacia-brasileira-assina-tratado-de-amizade-e-cooperacao-com-nacoes-do-sudeste-asiatico

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!