LOADING

Type to search

Share

O noticiário da CCTV chinesa relatou importantes ações do Governo da China para sua política externa. Uma delas foi o encontro de Wu Bangguo, presidente do “Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional da China” (um dos principais Órgãos de poder do país) com seu homólogo espanhol, Jesus Posada.

Durante o encontro, a economia de ambos países e a economia internacional foram tratadas, buscando melhores meios de contribuírem para seus crescimentos e também para a “estabilidade econômica global”. A China, propõe incentivar as suas empresas a investirem na Espanha, desde que esta a reconheça como “economia de mercado” e também apóie a política de “Uma só China”, ou seja, não reconheça Taiwan (Formosa) e o Tibet como Estados separados da “China Continental”.

 

A estratégia chinesa em torno do reconhecimento europeu  da China como “economia de mercado” tem como objetivo superar as barreiras da Europa para a entrada de seus produtos. Hoje, a China tem fortes relações com Portugal e Grécia, dois países do Bloco que estão com suas economias fragilizadas, tal qual está ocorrendo com a Espanha.

Neste sentido, o estreitamento dos laços econômicos e diplomáticos com estes países, além dos investimentos que vem sendo acertados, certamente estão no escopo do planejamento dos mandatários da China para romper os empecilhos políticos, diplomáticos e econômicos da Europa e contribuir para a consecução dos interesses chineses neste continente, no momento, garantir a entrada de seus produtos no mercado europeu.

—————-

Fonte:

VerVIDEO” (Espanhol):

http://espanol.cntv.cn/program/Noticiario/20120525/103385.shtml

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!