LOADING

Type to search

[:pt]Relações entre Sérvia e Bósnia com a Arábia Saudita aumentam possibilidades de negócio[:]

Share

[:pt]

No início do mês de fevereiro passado, visitaram o Reino da Arábia Saudita as Delegações da Sérvia (pela primeira vez na sua história) e da Bósnia-Herzegovina. Durante as reuniões com o Rei saudita, Salman, esforços foram feitos para estabelecer laços de cooperação com este país do Oriente Médio e promover as relações bilaterais, tendo sido realizada a reunião na sede do Conselho das Câmaras Sauditas (CSC). As Delegações incluíram funcionários dos Ministérios do Comércio e Turismo; o Presidente da Câmara de Comércio e Indústria da Sérvia; além de empresários.

Em visita feita à Bósnia no ano de 2016, o Governo saudita apoiou projetos educacionais e buscou fortalecer os laços com o país balcânico, os quais, ressalte-se, já vem se fortalecendo desde o final da Guerra da Iugoslávia, em 1995. De maioria muçulmana (49% da população), a Bósnia-Herzegovina possui proximidade religiosa com o Reino Saudita e, por essa razão, almeja a captação de recursos financeiros, assim como atrair turistas para a região.

Já para os sérvios e sua Delegação, a oportunidade foi vista como um pontapé inicial para futuras cooperações bilaterais. O Ministro do Comércio da Sérvia, Rasim Ljajic, salientou que a empreitada bósnio-sérvia no Oriente Médio é uma demonstração de que, com movimentações como essa, a cooperação para a paz nos Bálcãs é alcançável.

———————————————————————————————–                    

Imagem 1Relações Arábia Saudita e Balcãs Fragmentos das Bandeiras da Arábia Saudita e da Bósnia” (Fonte):

https://previews.123rf.com/images/istanbul2009/istanbul20091508/istanbul2009150800271/43564911-Saudi-Arabia-and-Bosnia-and-Herzegovina-Flags-in-puzzle-isolated-on-white-background-Stock-Vector.jpg

Imagem 2Guerra Civil Iugoslava, em 1993” (Fonte):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Desintegração_da_Iugoslávia

[:]

Matheus Felten Fröhlich - Colaborador Voluntário Júnior

Mestrando em Ciências Sociais pela PUC-RS. Bacharel em Relações Internacionais (2014), pelo Centro Universitário Univates de Lajeado - RS, realizou estudos em Segurança Internacional na Högskolan i Halmstad em Halmstad, Suécia (2013). Áreas de interesse em pesquisa são em Política Internacional, Segurança Internacional, Península Balcânica e etnias nas Relações Internacionais.'

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!