LOADING

Type to search

Share

O atual Presidente da República Dominicana, Danilo Medina, assegurou mais quatro anos de mandato, sendo reeleito com ampla margem de votos em relação aos seus adversários e, com isso, já entrou para a história com um feito inédito: Medina se reelegeu com aproximadamente 62% dos votos, vencendo com a maior margem já alcançada por um candidato no país.

O seu partido político, o Partido da Libertação Dominicana – PLD, já está há 12 anos no poder e conseguiu manter-se por mais um mandato com esta vitória arrasadora. Conforme o site ZH Notícias, o Presidente Medina, considerado o governante mais popular da América Latina, teve a seu favor o crescimento econômico neste país turístico (7%, em 2015) e a proximidade das pessoas com seu estilo de governar. Além disso, para o cientista político Rafael Toribio Domínguez, ex-reitor do Instituto Tecnológico de Santo Domingo, “o domínio dos órgãos do Estado, a administração de recursos sem um Congresso que faça contrapeso, a política de assistência social e a estabilidade macroeconômica o favoreceram”.

O Jornal Valor Econômico ressalta que Danilo Medina contará com a composição do Congresso a seu favor, ainda que não de maneira tão contundente como a atual. Entretanto, seu segundo mandato não será tão fácil. Segundo analistas, mesmo diante da aprovação popular, ele terá importantes desafios nessa segunda passagem pela Presidência dominicana. O maior deles é a redução da pobreza. Números de pesquisas recentes dão conta de que, dos 40 milhões de habitantes daquele país, 10% se encontram em situação de profunda miséria. Além disso, o índice de desemprego, de aproximadamente 14%, é outro problema grave a ser combatido, conforme afirma o site Blasting News.

———————————————————————————————–

Imagem (Fonte):

http://www.periodistadigital.com/america/politica/2016/05/17/elecciones-en-republica-dominicana-resultados-preliminares-dan-como-ganador-al-presidente-danilo-medina.shtml

Jamile Calheiros - Colaboradora Voluntária

Bacharel em Relações Internacionais e Direito, com especializações em Direito Público Municipal e em Política e Estratégia. Aluna especial no Mestrado Acadêmico em Administração pela UFBa. Possui experiência na área jurídica adquirida em estágios em escritórios de advocacia, Petrobrás, Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados. Tem experiência internacional, em Dublin – Irlanda. Diretora Institucional da BBOSS. Voluntária [email protected] - Project Management Institute – Capítulo Bahia, Diretoria de Alianças e parcerias desde Agosto de 2015.

  • 1

Deixe uma resposta