LOADING

Type to search

Resultado da pesquisa no Paraguai sobre aceitação do impeachment de Lugo

Share

Em pesquisa realizada pela “Consultoria Ati Snead”, publicada no dia 16 de julho,pelo Jornal paraguaio “Última Hora”, foi constatado que mais da metade da população do país apóia a destituição do Ex-Presidente da República, Fernando Lugo.

Os dados apresentados, com margem de erro de 5%, foram: 56% são favoráveis ao impeachment, contra 41% de desaprovação e 3% sem resposta. Além disso, 45% relevou ter confiança no novo governante, Federico Franco, contra 55% que responderam ter “pouca ou nenhuma confiança”*. Apesar da perda neste aspecto, 61% dos entrevistados afirmaram que não é necessário antecipar as eleições presidenciais, que são previstas para abril de 2013, devendo-se manter o calendário.

 

Analistas apontam que houve a aprovação da medida, apesar de haver ressalvas com relação ao novo Presidente, no entanto, os observadores crêem que este quadro, mais que uma aprovação, constata que o país está dividido, seja em relação ao afastamento de Lugo, seja em relação ao que esperar do novo mandatário, sendo as diferenças apresentadas desprezíveis para poder gerar conforto para qualquer dos lados.

Da mesma forma, apontam que o povo prefere aguardar o andamento do processo para tomar decisões mais adequadas sobre o futuro político do Paraguai, uma vez que a antecipação do processo eleitoral colocaria o país na condição de escolher os próximos líderes sem o amadurecimento da reflexão acerca do que ocorreu, bem como sobre a justeza das atitudes, tanto do Presidente deposto, quanto daquele que o substituiu.

Não é possível identificar ligação direta entre este comportamento e qualquer conclusão sobre uma crescente solidez das instituições do Estado paraguaio, mesmo porque as percepções dos analistas confluem exatamente para a certeza sobre a fragilidade institucional existente no país, no entanto, observadores apontam que tal postura da sociedade é um passo importante para o amadurecimento institucional, podendo vir a representar um significativo avanço político dos cidadãos paraguaios. 

——————————————-

Fontes Consultadas: 

* Ver:

http://www.dci.com.br/mais-da-metade-dos-paraguaios-apoiam-a-destituicao-de-fernando-lugo-id302886.html

——————————————

Ver também:

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5967289-EI294,00-Maioria+dos+eleitores+paraguaios+apoia+impeachment+de+Lugo.html

Ver também:

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5996557-EI20486,00-Franco+e+Lugo+defendem+versoes+em+missao+do+Parlamento+Europeu.html

Ver também:

http://www.ansa.it/ansalatinabr/notizie/fdg/201207151418426270/201207151418426270.html

 

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!