LOADING

Type to search

Reunião de Cúpula Ásia-Europa abordará Crescimento Sustentável e Segurança

Share

Entre os dias 16 e 17 de outubro, será realizada em Milão, Itália, a 10a Reunião de Cúpula da ASEM (Asia-Europe Meeting). O Evento, criado em 1996, reúne 20 países asiáticos, 29 países europeus e representantes da União Europeia com o objetivo de fortalecer as relações entre Ásia e Europa em questões políticas, econômicas e culturais por meio do diálogo e da cooperação[1].

Neste ano (2014), o tema da Conferência é Parceria Responsável para o Crescimento Sustentável e a Segurança. Coreia do Sul, China e Japão, participam deste Evento a cada dois anos desde o seu início em 1996, assim como 15 Estados-membros da União Europeia.

Para os países asiáticos, o acontecimento representa uma oportunidade de buscar apoio para o equilíbrio geopolítico no continente e, do ponto de vista econômico, o Continente Europeu oferece oportunidades comerciais, sendo que ele ainda é o maior foco das exportações asiáticas e também é visto como grande centro de inovação tecnológica.

Para o Continente Europeu, a Ásia oferece oportunidades de crescimento a partir de trocas comercias e investimentos numa ocasião em que a Europa enfrenta dificuldades para lidar com desafios estruturais e baixo crescimento econômico. No que diz respeito à segurança, a cooperação com a Ásia representa o fortalecimento das ações de combate ao terrorismo[2].

Após a Reunião da ASEM, Coreia do Sul e China farão visitas oficiais pela Europa. A presidente sul-coreana Park Geun-hye encontrará o Papa Francisco I (em retribuição à visita recente do pontífice à Coreia do Sul), o presidente italiano Giorgio Napolitano e o primeiro-ministro Matteo Renzi[3]. O premier chinês Li Keqiangda, visitará a Alemanha e a Rússia logo após o Evento, sendo esta última para assinar acordos em energia e trens de alta velocidade[4].

—————————————————————————

Imagem Presidente do Conselho Europeu, o belga Herman Van Rompuy, presidirá a 10th Reunião de Cúpula da ASEM que ocorrerá entre 16 e 17 de outubro em Milão, Itália” (Fonte ASEM website):

http://www.aseminfoboard.org/images/20140424_rotator_asem10.jpg

—————————————————————————

Fontes Consultadas:

[1] Ver:

http://www.aseminfoboard.org

[2] Ver:

http://www.aseminfoboard.org

[3] Ver:

http://english.yonhapnews.co.kr/search1/2603000000.html?cid=AEN20141008011851315

[4] Ver:

http://www.reuters.com/article/2014/10/04/us-china-europe-idUSKCN0HT01V20141004

Camila Vieira - Colaboradora Voluntária

Graduada em Relações Internacionais pelas Faculdades Metropolitanas Unidas, realizou intercâmbio na Universidade de Lodz e especialização em Administração na EAESP-FGV. Ampla experiência na área internacional obtida em consultoria estratégica, organização multilateral, entidade de classe, agência governamental e de notícias, sempre com foco na expansão de operações internacionais e de PMEs. No momento, atua em projetos de internacionalização e articulação institucional e prepara-se para iniciar Mestrado em Políticas Públicas.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.