LOADING

Type to search

Rússia, Arábia Saudita e o preço do barril de petróleo

Share

No início do mês de setembro, houve rumores de que a Arábia Saudita iria fechar um acordo com a Federação Russa para o desenvolvimento de uma aliança que serviria para minar a exportação do óleo e gás de xisto dos Estados Unidos[1]. Com o passar do mês, confirmou-se a existência de comunicação entre ambos Estados. O CEO da Rosneft, Igor Sechin, em uma entrevista concedida à revista Financial Times, informou que a Arábia Saudita lhes procurou, oferecendo aliança através da Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP) para estabilizar o preço do mercado[2].

Além da questão de estabilização do preço de mercado, que tem afetado a moeda russa, é possível identificar um interesse da Rússia em buscar na Arábia Saudita investimentos para suas empresas, oferecendo transferência de tecnologia para o país árabe, por meio de acordos offset[3]. Para muitos analistas, é uma percepção complicada de aliança, uma vez que a Arábia Saudita diverge da Federação Russa no que tange à sua política externa para Oriente Médio.

Com o discurso do presidente russo Vladmir Putin na Assembleia Geral da ONU, especialistas especulam que a Arábia Saudita possa vir a repensar sua parceria na estabilização do mercado de petróleo com os russos, graças a atual presença da Federação Russa em apoio ao Governo Sírio e ao resgate da parceria nuclear com o Irã.

————————————————————————————————

Imagem (Fonte):

https://uploadrb.ru/upload/archive/imgsmall/20081023113742.jpg

————————————————————————————————

Fontes Consultadas:

[1] VerConfirmed: Saudi Arabia Offered Russia Oil Alliance and OPEC Membership” (Publicado em 9 de setembro de 2015):

http://russia-insider.com/en/business/confirmed-saudi-arabia-offered-russia-oil-alliance-and-opec-membership/ri9586

[2] VerRussia, Saudi Arabia Oil Alliance to Affect US Energy Companies” (Publicado em 24 de setembro de 2015):

http://sputniknews.com/business/20150924/1027480783/russia-saudi-arabia-us-oil-market.html

[3] VerREUTERS SUMMIT Russia looks to projects with Arab world, others, to offset sanctions minister” (Publicado em 28 de setembro de 2015):

http://www.cnbc.com/2015/09/28/reuters-america-reuters-summit-russia-looks-to-projects-with-arab-world-others-to-offset-sanctions-minister.html

Daniel Costa Sampaio - Colaborador Voluntário Júnior

Pósgraduado em Ciência Política (IUPERJ) e Bacharel em Relações Internacionais (UCAM). Experiência profissional em Representação Comercial e atualmente Gerente de Projetos e Novos Negócios na Prefeitura do Rio de Janeiro. No CEIRI Newspaper escreve no grupo Europa desde março de 2013, em que desenvolve publicações com ênfase na Política Externa Russa.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!