LOADING

Type to search

Rússia diz não ter necessidade de Escudo Antimísseis na Europa com acordo entre Irã e EUA

Share

Na última sexta-feira (dia 13 de dezembro), o “Ministro das Relações Exteriores da Rússia”, Alexei Meshkov, em uma visita oficial a Atenas, deu uma entrevista na qual afirmou aos repórteres não existir mais justificativa para osEstados Unidosinstalarem oEscudo Antimísseis na Europa[1], uma vez que o Irã assinou um acordo com Washington, comprometendo-se a não realizar o desenvolvimento deArmas Nucleares[2]. Meshkov explica sua declaração afirmando que o principal motivo para o “Estados Unidos” desejarem implantar tal aparato militar em solo europeu sempre foi observado pela Rússia como sendo o “Programa Nuclear do Irã”.

Mesmo tendo a dança geopolítica na região retirado algumas das necessidades para a implantação do “Escudo Antimísseis”, alguns analistas acreditam que outros fatores ainda manteriam o interesse por parte do Governo norte-americano na instalação desse mecanismo de defesa. Um deles seria o “Regime Norte-Coreano”; outro, a atual postura militar que a Rússia tem assumido na área.

Observando a declaração de Meshkov, é possível perceber o grande desconforto que a ideia do Escudo causa à Rússia, principalmente pelo fato de este ano está terminando com diversas situações desconfortáveis entre os dois países (EUA e Rússia), como foram os casos dos treinamentos realizados por tropas da OTAN nas proximidades da fronteira russa e dos treinamentos militares russos com amplitude e vulto que não tinham sido realizados desde o período da “Era Soviética”.

———————–

Imagem “Sistema de Escudo Antimísseis LGM-118A Peacekeeper – EUA” (Fonte):

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Peacekeeper-missile-testing.jpg

———————–

[1] Ver:

http://en.ria.ru/world/20131213/185520474/Moscow-Calls-on-US-to-Scrap-Missile-Defense-Plans.html, (Acessado em 15/12/2013)

[2] Ver:

http://www.bbc.co.uk/news/world-middle-east-25074729, (Acessado em 15/12/2013)

Daniel Costa Sampaio - Colaborador Voluntário Júnior

Pósgraduado em Ciência Política (IUPERJ) e Bacharel em Relações Internacionais (UCAM). Experiência profissional em Representação Comercial e atualmente Gerente de Projetos e Novos Negócios na Prefeitura do Rio de Janeiro. No CEIRI Newspaper escreve no grupo Europa desde março de 2013, em que desenvolve publicações com ênfase na Política Externa Russa.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!