LOADING

Type to search

Rússia e a parceria nuclear com a Finlândia

Share

Nesta terça feira (16 de junho), o presidente finlandês Sauli Niinistö esteve em visita oficial à Moscou, em reunião direta com o presidente russo Vladmir Putin. Em meio a reunião, Putin fez observação sobre o comprometimento russo com o Projeto Nuclear Finlandês, que já recebeu o financiamento de um bilhão de euros. O Acordo para a construção da Usina Nuclear na Finlândia foi assinado em 2013, contando com o abastecimento de combustível de fissão por dez anos, com a empresa russa TVEL[1].

Alguns meios de comunicação deram um enfoque maior nas conversas relacionadas à Ucrânia e a preocupação de Niinistö para o cumprimento do Acordo de Minsk para a paz na região[2]. É interessante observar a forma oficial que a Finlândia lida com a declaração governamental sobre a viajem de seu Presidente, evitando as declarações detalhadas sobre notícias referentes a Acordos Bilaterais com a Rússia e, ao mesmo tempo, enaltecendo seu papel de cobrança perante a agenda de segurança na região.

Para analistas, a Finlândia se encontra no epicentro de um jogo político internacional peculiar à região, sendo normal o seu posicionamento de não querer nem se comprometer com a União Europeia e nem com a Rússia, com a qual possui parceria energética desde antes da crise na Ucrânia.

Como a Finlândia também possui necessidade de fornecimento de Gás e adotou um modelo de energia nuclear com tecnologia russa, manter uma relação diplomática amigável com ambos os lados é provavelmente a saída mais compatível com seus interesses geopolíticos.

——————————————————————————————–

Imagem (Fonte)

http://www.tpk.fi/public/download.aspx?ID=145216&GUID={4BFDE612-E44E-4E55-8B7D-0C9C93273E08}

Link do site da foto:

http://www.tpk.fi/Public/default.aspx?contentid=328785&nodeid=44807&culture=en-US

——————————————————————————————–

Fontes Consultadas:

[1] Ver President Niinistö met President of Russia in Moscow” (Publicado em 16 de junho de 2015):

http://www.tpk.fi/Public/default.aspx?contentid=328785&nodeid=44807&culture=en-US

[2] Ver Russia ready to implement contract on nuclear plant construction in Finland” (Publicado em 16 de junho de 2015):

http://tass.ru/en/economy/801160

Daniel Costa Sampaio - Colaborador Voluntário Júnior

Pósgraduado em Ciência Política (IUPERJ) e Bacharel em Relações Internacionais (UCAM). Experiência profissional em Representação Comercial e atualmente Gerente de Projetos e Novos Negócios na Prefeitura do Rio de Janeiro. No CEIRI Newspaper escreve no grupo Europa desde março de 2013, em que desenvolve publicações com ênfase na Política Externa Russa.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.