LOADING

Type to search

Share

Nesta semana, o viceprimeiroministro russo Dmitryi Olegovich Rogozin afirmou que a Rússia precisa de Leis para poder exercer suas atividades no Ártico[1], colocando de forma clara essa necessidade para o desenvolvimento da infraestrutura industrial russa na região[2]. As afirmações de Rogozin trazem a atenção da sociedade internacional para a forma de exploração territorial que há de ser feita na região do Ártico, uma vez que as regulações do direito internacional territorial atuais são questionadas por muitos atores da sociedade civil internacional.

Essa temática é motivo de polêmica para muitos analistas, pois eles hão de se precaver de possíveis influências na interpretação dos interesses de cada ator envolvido no Ártico. Existem analistas indicando que a Rússia desenvolve uma infraestrutura industrial no Ártico para promoção de uma futura extração de combustíveis fósseis; outros alegam ser um avanço repentino, frente às já avançadas instalações norte-americanas. Há especialistas que observam a questão ambiental do Ártico e a precaução em torno da sustentabilidade, algo com que, segundo eles, os Estados deveriam estar se preocupando.

O que é possível observar em critérios objetivos é o interesse da Rússia em ter uma rota marítima pelo norte, garantindo um acesso mais rápido do mercado da Ásia à Europa, tendo, para tanto, a Península de Kamchatka como porto para reabastecimento e reparação de navios[3], o que garantiria também ao oeste russo um acesso rápido ao mercado asiático.

——————————————————————————————-

Imagem (Fonte):

http://en.wikipedia.org/wiki/Dmitry_Rogozin#/media/File:Dmitry_Rogozin_Moscow_Interfax_02-2011.jpg

——————————————————————————————-

Fontes Consultadas:

[1] Ver Russian Deputy Prime Minister Mulls Law on Arctic (Publicado em 14 de abril de 2015):

http://sputniknews.com/russia/20150414/1020868737.html

[2] VerRussia starts Arctic industrialization – Dmitry Rogozin” (Publicado em 15 de abril de 2015):

http://yatoday.ru/news/politics/328-russia-starts-arctic-industrialization-dmitry-rogozin

[3] Ver Russia starts Arctic industrialization – deputy PM” (Publicado em 14 de abril de 2015):

http://tass.ru/en/russia/789256

Daniel Costa Sampaio - Colaborador Voluntário Júnior

Pósgraduado em Ciência Política (IUPERJ) e Bacharel em Relações Internacionais (UCAM). Experiência profissional em Representação Comercial e atualmente Gerente de Projetos e Novos Negócios na Prefeitura do Rio de Janeiro. No CEIRI Newspaper escreve no grupo Europa desde março de 2013, em que desenvolve publicações com ênfase na Política Externa Russa.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.