LOADING

Type to search

Rússia e Bielorrúsia aprofundam relações Bilaterais

Share

Para o presidente da Bielorrúsia, Alexander Lukashenko, as relações bilaterais de seu país com a Rússia atingiram seus melhores resultados no ano de 2012*. A consideração decorre do fato de que inúmeros avanços foram concretizados nestes últimos meses, principalmente nos âmbitos político, econômico e cultural.

Em comemoração ao vigésimo aniversário das relações bilaterais, Lukashenko declarou, defendendo a parceria entre os dois países: “nós não temos fronteiras entre nossas nações, nossos cidadãos caminham facilmente de Moscou a Minsk, e vice-versa; nossos cidadãos têm direitos iguais”**.

 

Vladimir Putin, presidente da Rússia, em resposta ressaltou que escolheu a Bielorrúsia como o primeiro destino em suas visitas presidenciais, desde que foi eleito. Ele afirmou: “Isso é natural, afinal das contas, a Bielorrúsia é um parceiro especial, nosso parceiro mais próximo. Os bielorrussos são, sem dúvida alguma, nossos parentes mais próximos, não apenas através de nossas raízes culturais, étnicas e históricas, mas em termos de nossas relações atuais, também”**.

O Presidente russo aproveitou seu discurso para fortalecer o processo de integração dos dois países – cuja integração econômica já rendeu frutos de 40 bilhões de dólares – assim como a sequência de uma futura integração euro-asiática: “Eu gostaria de expressar minhas palavras de gratidão ao seu posicionamento de constante suporte ao processo de integração no espaço da antiga União Soviética (…). Naturalmente, isso incluí um Estado Unido, um Estado Econômico Comum, uma União Aduaneira e nossa futura União Euro-Asiática. Eu tenho certeza que estamos no caminho certo”**.

De acordo com nota oficial do Kremlin***, recentemente os Presidentes de ambos os países se reuniram por telefone para discutir temas sobre a integração e cooperação bilateral, especialmente sobre assuntos ligados ao comércio, economia, cultura, energia e humanitarismo, bem como sobre o aprofundamento das ações conjuntas em prol do “Espaço Comum de Defesa”.****

——————-

Fontes:

* Ver:

http://www.diariodarussia.com.br/internacional/noticias/2012/08/15/presidente-da-bielorrussia-classifica-2012-o-melhor-ano-das-relacoes-com-a-russia/

** Ver:

http://eng.kremlin.ru/transcripts/3940

*** Ver:

http://eng.kremlin.ru/news/4272

**** Ver:

http://www.diariodarussia.com.br/internacional/noticias/2012/08/08/russia-e-bielorrussia-discutem-cooperacao-bilateral/

Tags:
Thiago Babo - Colaborador Voluntário

Mestrando em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (Usp); Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP). Colaborador do Núcleo de Análise da Conjuntura Internacional (NACI) e do Núcleo de Estudos de Política, História e Cultura (Polithicult). Experiência profissional como consultor de negócios internacionais. Atua nas áreas de Política Internacional, Integração Europeia, Negócios Internacionais e Segurança Internacional. No CEIRI NEWSPAPER é o Coordenador do Grupo Europa.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!