LOADING

Type to search

Rússia e o embargo às importações de gênero alimentício

Share

Na segunda-feira passada, dia 18 de maio de 2015, ocorreu o encontro trilateral entre Rússia, União Europeia (UE) e Ucrânia, em Bruxelas, capital da Bélgica. A reunião, que conta com apoio russo, debateu acordos de associação comercial entre Ucrânia e a União Europeia[1][2]. No encerramento, o Ministro de Desenvolvimento Econômico da Federação Russa, Alexey Ulyukayev,  declarou que a suspensão do embargo de produtos alimentícios oriundos da União Europeia não depende da Rússia, pois este foi feito como resposta aos embargos anteriores de membros da União Europeia contra o seu país[3].

A Rússia, segundo analistas, tem se demonstrado colaborativa no processo de normalização da economia ucraniana, apoiando a parceria UEUcrânia e buscando não incentivar os movimentos separatistas, mas a determinação de continuidade de embargos econômicos é o principal fator de permanência do bloqueio russo aos produtos de gênero alimentício oriundos de alguns membros da União Europeia.

Especialistas de mercado, avaliam que membros da UE temem a perda da participação no mercado russo com a retomada do preço do barril de petróleo ao seu valor normal, uma vez que eles eram os principais importadores de alimentos e com a aproximação da Rússia com países de potencialidade na exportação alimentícia, como o Brasil, ficará em dúvida a rápida recuperação desses negócios, caso ocorra o levantamento das barreiras comerciais impostas à Federação Russa.

————————————————————————————-

Imagem (Fonte):
https://www.kyivpost.com/media/images/2014/12/18/p199e9ktd8du0183j1g0tigqvra4/original_big.jpg

————————————————————————————-

Fontes Consultadas:

[1] Ver Outcome of the Trilateral Talks on the Implementation of the EUUkraine Association Agreement/Deep and Comprehensive Free Trade Area” (Publicado em 18 de maio de 2015):

http://europa.eu/rapid/press-release_STATEMENT-15-4992_en.htm

[2] Ver Foreign Minister Sergey Lavrovs statement and answers to media questions following a meeting of the Committee of Ministers of the Council of Europe, Brussels, May 19, 2015” (Publicado em 19 de maio de 2015):

http://www.mid.ru/brp_4.nsf/0/53382F643905CA0243257E4A005E81FE

[3] Ver Rescinding food embargo to depend on lifting antiRussia sanctions by EU minister” (Publicado em 18 de maio de 2015):

http://tass.ru/en/russia/795369

Daniel Costa Sampaio - Colaborador Voluntário Júnior

Pósgraduado em Ciência Política (IUPERJ) e Bacharel em Relações Internacionais (UCAM). Experiência profissional em Representação Comercial e atualmente Gerente de Projetos e Novos Negócios na Prefeitura do Rio de Janeiro. No CEIRI Newspaper escreve no grupo Europa desde março de 2013, em que desenvolve publicações com ênfase na Política Externa Russa.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!