LOADING

Type to search

Rússia investe na Rota do Ártico como contrapartida ao Canal de Suez

Share

A Rússia, após anos escoando suas produções de petróleo através das rotas marítimas já utilizadas para o tráfego comercial internacional, tem estudado formas de encurtar a rota marítima de acesso à Europa. Como resultado dessas pesquisas, foi possível observar que uma das alternativas à atual rota do Canal de Suez é a denominada Rota do Norte, que cruza o Ártico, indo do Oceano Pacífico até a chegada aos mares nórdicos da Europa.

Como forma de comparação, a distância entre o principal porto da Europa, em Rotterdam, e o principal porto chinês, emShanghai, é 2000 mil quilômetros mais distante, se for utilizada a rota do Canal de Suez. A expectativa, de acordo com o primeiroministro russo Dmitry Medvedev, é de que os planos de intensificação desta nova rota, assinados em junho, já promovam, até 2030, um tráfego em torno de 80 milhões de toneladas em frete marítimo.

Analistas internacionais consideram esta nova rota como uma forma de encurtar a distância entre a Ásia Oriental e a Europa, permitindo, assim, a formação para a Rússia de uma melhor parceria com os chineses, uma vez que, como o mercado europeu está fechado para certos setores russos, a China tem se tornado um dos centros de captação de investidores, estimulando a consolidação de ações conjuntas pelos dois países.

———————————————————————————————–

Imagem (Fonte):

https://arcticopportunity.org/cms/site-content/uploads/2015/05/russian_ice_breaker_w1.jpeg

———————————————————————————————–

Fonte Consultada:

Ver Russia Makes Bid for Arctic Shipping Lane Even as Oil Prices Slip” (Publicado em 12 de julho de 2015):

http://www.themoscowtimes.com/business/article/russia-makes-bid-for-arctic-shipping-lane-even-as-oil-prices-slip/525465.html

Daniel Costa Sampaio - Colaborador Voluntário Júnior

Pósgraduado em Ciência Política (IUPERJ) e Bacharel em Relações Internacionais (UCAM). Experiência profissional em Representação Comercial e atualmente Gerente de Projetos e Novos Negócios na Prefeitura do Rio de Janeiro. No CEIRI Newspaper escreve no grupo Europa desde março de 2013, em que desenvolve publicações com ênfase na Política Externa Russa.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!