LOADING

Type to search

Rússia irá propor ao Japão cooperação energética perto de ilhas disputadas

Share

Segundo a “Agência Reuters” (29.06.2011), o governo russo irá convidar o governo japonês a desenvolver recursos energéticos de petróleo e de gás natural perto de uma ilha ao norte do Japão, cuja região é disputada pelos dois Estados há mais de 60 anos. Por conta da derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial, tais ilhas são administradas pela Rússia (que na época constituía com outras repúblicas a “União das Repúblicas Socialistas Soviéticas”).

 

Viktor Ishayev, enviado do governo russo, informou à agência Nikkei que a Rússia irá propor o desenvolvimento conjunto de depósitos na ilha conhecida pelos japoneses como Kunashiri (localizada no extremo norte do Japão, ao sul das ilhas Kurilas).

A proposta faz parte de uma cooperação econômica que os dois países decidiram negociar em fevereiro. Apesar disso, Ishayev informou que a Rússia não irá restringir a proposta ao Japão. Segundo ele, outros países, como os Estados Unidos, a China, Brunei e Cingapura estariam interessados na parceria, caso o Japão não se decida.

As tensões entre os dois países foram acentuadas quando o presidente russo, Dmitry Medvedev, visitou, em novembro de 2010, uma das ilhas “Kurilas do Sul”, administradas pela Rússia e reivindicadas pelo Japão. Foi a primeira visita presidencial russa às ilhas disputadas.

Tags:

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.