LOADING

Type to search

Rússia, OTAN e a estabilidade do Norte Europeu

Share

Na semana passada, em 1o de dezembro, segunda-feira, o Vice-Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Alexei Meshkov, deu uma entrevista à agência de notícias Interfax que foi oficialmente divulgada online na página do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

A Entrevista tratava da resposta a uma pergunta sobre o fato de a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) permanecer na Polônia e países bálticos em 2015. Meshkov afirmou que “eles (OTAN) estão tentando desestabilizar a região mais estável do mundo, (…) o que é extremamente negativo, porque a comunidade europeia tem há décadas o norte da Europa como uma ilha de estabilidade e segurança, um modelo para outras regiões do mundo e a OTAN quer destruir esta realidade através de suas ações[1].

O Vice-Ministro foi incisivo ao afirmar também que a Rússia está preparada para defender os interesses de seus cidadãos, mas recorrerá primeiro aos mecanismos internacionais para resolução dos conflitos, sejam econômicos, sejam de segurança. Foi demonstrado também um desgosto pela possível inserção da Ucrânia como membro da OTAN, levando a reafirmar ser isto outro risco à estabilidade da região.

Analistas observam que mesmo que os Estados-Membros da União Europeia (UE) não tenham mais interesse em anexar a Ucrânia na OTAN ou na UE, como foi discutido em nota analítica na semana passada[2], a Rússia tende a manter o discurso de sua reprovação caso isso venha a acontecer, uma vez que tal pretensão foi o principal motivo para o início da crise ucraniana. Outros analistas apontam que as ações russas já tinham surtido efeito na comunidade europeia, levando os seus membros a não tomarem posicionamento público a respeito do futuro da Ucrânia como membro da União Europeia.

—————————————————————————

Imagem (Fonte):

http://www.osce.org/files/imagecache/10_large_gallery/images/hires/a/d/100129.jpg?1363257229

—————————————————————————

Fontes Consultadas:

[1] VerInterview by Deputy Foreign Minister Alexei Meshkov to the Interfax news agency, 1 December 2014” (Publicado em 1o de dezembro de 2014):

http://www.mid.ru/BDOMP/Brp_4.nsf/arh/2E7BF07F628B3FC6C3257DA3002E835A?OpenDocument

[2] VerGerman foreign minister speaks out against Ukraine joining NATO” (Publicado em 23 de novembro):

http://rt.com/news/208147-germany-ukraine-nato-minister/

Daniel Costa Sampaio - Colaborador Voluntário Júnior

Pósgraduado em Ciência Política (IUPERJ) e Bacharel em Relações Internacionais (UCAM). Experiência profissional em Representação Comercial e atualmente Gerente de Projetos e Novos Negócios na Prefeitura do Rio de Janeiro. No CEIRI Newspaper escreve no grupo Europa desde março de 2013, em que desenvolve publicações com ênfase na Política Externa Russa.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!