LOADING

Type to search

Rússia recebe visita do primeiro-ministro grego Alexis Tsipras

Share

Na quarta-feira passada (em 8 de abril), o PrimeiroMinistro da Grécia,  Alexis Tsipras, foi a Moscou (capital da Federação Rússia) para conversar com o presidente russo Vladimir Putin. Sua ida a capital russa já era motivo de especulações muito antes de ocorrer[1][2] e algumas análises indagavam sobre uma possível negociação econômica, em substituição ao atual acordo com a Alemanha. Na quarta-feira, porém, o primeiroministro Tsipras declarou publicamente que “a Grécia não é um país pedinte[3], fazendo notar sua insatisfação com as interpretações de sua visita e acrescentou ainda que “a Grécia é indiscutivelmente um país soberano para adotar as regras de sua própria política externa[3].

Devido a Grécia se encontrar na difícil situação de crise econômica, especialistas indicam que, provavelmente, a ida à Rússia tenha se dado em busca da suspensão das sanções de Moscou contra a União Europeia, algo que afetou drasticamente as exportações de alimentos da Grécia. Entretanto, interpretando o discurso adotado pelo PrimeiroMinistro após o encontro com Putin, pode-se observar um certo resquício de independência nas ações e preocupações unilaterais, ou seja, voltadas para o próprio interesse grego, independente da Europa.

De acordo com especialistas, a Grécia, mesmo que venha a receber dinheiro externo, precisa desenvolver um melhor projeto de austeridade, caso não venha a seguir a cartilha de orientação da União Europeia, pois requisitar compensações por danos causados pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, mesmo que venham a ser compensados, não resolverá o problema da infraestrutura econômica, que precisa ser repensada, conforme aponta parte significativa dos especialistas e observadores internacionais.

————————————————————————————————

Imagem (Fonte):

https://www.iefimerida.gr/sites/default/files/tsipras_airplane3_0.jpg

————————————————————————————————

Fontes Consultadas:

[1] Ver Will Putin Rescue Greeces Tsipras?” (Publicado em 6 de abril de 2015):

http://www.themoscowtimes.com/business/article/will-putin-rescue-greeces-tsipras/518706.html

[2] VerAthens Looks to Moscow for Help as Berlin Burns With Anger” (Publicado em 7 de abril de 2015):

http://sputniknews.com/europe/20150407/1020563105.html

[3] Ver Putin: Greece did not seek financial aid from Russia” (Publicado em 8 de abril de 2015):

http://www.bbc.com/news/world-europe-32213161

Daniel Costa Sampaio - Colaborador Voluntário Júnior

Pósgraduado em Ciência Política (IUPERJ) e Bacharel em Relações Internacionais (UCAM). Experiência profissional em Representação Comercial e atualmente Gerente de Projetos e Novos Negócios na Prefeitura do Rio de Janeiro. No CEIRI Newspaper escreve no grupo Europa desde março de 2013, em que desenvolve publicações com ênfase na Política Externa Russa.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.