LOADING

Type to search

Rússia retoma programa de solução da questão nuclear iraniana

Share

Ontem, terça-feira, dia 16 de agosto, o secretário do “Conselho de Segurança Nacional da Rússia”, Nikolai Patrushev, manteve reuniões com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, visando consolidar a retomada do programa “passo a passo” de solução da questão nuclear iraniana com as potências ocidentais, pelo qual, com uma nova proposta, se pretende fazer com que os iranianos respondam paulatinamente a todos os questionamentos da “Agência Internacional da Energia Atômica” (AIEA).

 

Segundo apresentado pela mídia, não foram dados maiores esclarecimentos sobre detalhes das negociações, mas apenas informado que o governo iraniano se mostrou satisfeito com o que foi apresentado pelos russos.

Destaca-se que Patrushev também manteve reuniões na segunda-feira, dia 15 de agosto, com secretário do “Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã”, Saeed Jalili, e manifestou o interesse de seu pais realizar parcerias em vários setores além do nuclear, em especial em algumas áreas econômicas, nos transportes e nas telecomunicações.

Ainda nesta semana, no domingo (14 de agosto), foi anunciado que a “Usina Nuclear de Bushehr”, finalizada sob supervisão da Rússia, entraria em funcionamento no final do mes, embora se acredite que será realizado novo adiamento.

Analistas apontam que a ação russa tem por fim o controle dos russos sobre a região, não permitindo que aja mais interferências de outros países que possa estagnar seus projetos no setor de energia envolvendo quaisquer atores no perímetro do “Mar Cáspio”.

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.